Conheça os diferentes tipos de clientes

Conheça os diferentes tipos de clientes

Conheça os diferentes tipos de clientes

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Quando se fala em cliente, a imagem que a maioria das pessoas tem é a daquela pessoa que adquire um determinado produto ou serviço, pagando uma quantia respectiva. O conceito de cliente é, dessa forma, um tanto simplificado. A palavra cliente, tão utilizada nas organizações, se refere a um público específico que orienta o planejamento das principais ações de comunicação e marketing. Contudo, é preciso levar em consideração outras pessoas diretamente envolvidas na atividade corporativa, desde o fornecimento das matérias-primas, passando pelas transformações e processos relacionados até a venda do produto final.

Uma nova visão

É claro que, dentro da visão de cliente, são incluídos os compradores de determinados itens que geram lucro às empresas. No entanto, todos aqueles que, de alguma forma, se relacionam com as atividades corporativas, tendo um objetivo em mente, podem ser considerados clientes.

No ambiente interno

As pessoas que fazem parte de uma organização, ou seja, seus funcionários, colaboradores e gestores, são clientes de uma empresa, pois dependem dela. É constituída, na verdade, uma relação de reciprocidade, pois a empresa também depende desses colaboradores. São clientes bastante importantes, pois eles dão vida às ideias, pondo-as em prática para que a empresa alcance os objetivos, visão e missões que norteiam sua existência. Esse tipo de cliente precisa ter sua motivação e eficiência estimuladas, de modo que a execução dos processos internos seja eficaz. Quando o relacionamento com esse cliente interno é positivo, fica mais fácil dialogar com a esfera externa.

No ambiente externo

Uma importante característica do mundo globalizado é a interdependência entre as organizações, dos mais diversos setores. Dessa forma, não é apenas o bom desempenho interno de uma organização que determina seu sucesso. Há também clientes externos, que são stakeholders – colaboradores e fornecedores de determinados produtos ou serviços essenciais às atividades da empresa. É preciso pensar em estratégias de comunicação eficazes para esses clientes, pois eles também são peças vitais na engrenagem corporativa.

O cliente “clássico”

Por fim, há a visão tradicional de cliente: aquele que obtém o produto final. A maior parte das decisões e ações empresariais tem este cliente como foco, pois, sem ele, nenhuma empresa teria razão de existir. A oferta de produtos e serviços, bem como as ações de comunicação precisam se adequar constantemente às necessidades e desejos desse cliente, de modo que as marcas surjam como soluções sedutoras. Conhecer esses clientes profundamente, ouvindo o que eles têm a dizer, permite que as empresas reajustem suas ações para atendê-los de forma mais eficiente.

Direcionamento estratégico

Tendo essas diferentes categorias de clientes em mente, é preciso manter um bom relacionamento com cada uma delas. Além das campanhas tradicionais, esse tipo de visão corporativa origina também ações de comunicação interna e do chamado marketing B2B (voltado a organizações parceiras, e não ao consumidor final). Ao integrar esses três importantes grupos de clientes, estabelecendo ações dirigidas a cada um, todos saem ganhando, inclusive o desempenho geral da empresa.

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