Tendência: Impactos da Internet das Coisas no Marketing Digital

Tendência: Impactos da Internet das Coisas no Marketing Digital

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A Internet of Things (IoT), traduzida para o Português como internet das coisas, é uma recente revolução tecnológica que tem o objetivo de integrar cada vez mais o mundo físico e o mundo digital, por meio de tecnologia sem fio e de uma linguagem única de decodificação de dados. A ideia é que objetos utilizados no cotidiano, como eletrodomésticos, meios de transporte, roupas, entre outros, estejam conectados à rede de computadores, também podendo ser interligados a tablets e smartphones (lembrando que o uso do mobile ultrapassou o do desktop). A partir dessa conexão, é possível enviar dados sobre o usuário desses objetos para esses dispositivos digitais, visando à solução de problemas e ao fornecimento de maior conforto e segurança.

Como isso pode ser útil?

O marketing digital procura analisar dados disponíveis na web para promover marcas, lançar campanhas, criar e otimizar sites. Todas essas funções exigem um conhecimento profundo acerca do público-alvo das empresas, sendo que campanhas bem-sucedidas são as mais segmentadas, pois dialogam diretamente com quem se quer atingir e fornecem a esse público o conteúdo exato que ele procura.

A internet das coisas é uma ferramenta capaz de otimizar essa segmentação, já que, com a análise dos dados fornecidos pelos objetos utilizados, é possível traçar perfis bastante detalhados; incluindo padrões de comportamento, hábitos de consumo, locais frequentados, entre outros. Esses dados são fornecidos de forma natural, através de atitudes diárias, uso de redes sociais, nada que seja considerado segredo, mas que, hoje em dia, é informação dispersa.

A exatidão da informação permite a criação de ações e campanhas cada vez mais personalizadas, evitando conteúdos generalizados de publicação em massa. Isso gera ROI significante, uma vez que o impacto ocorrerá especificamente sobre clientes em potencial, e não sobre quem não tem o menor interesse.

Exemplo

Imagine que você está voltando do trabalho, quando recebe uma mensagem em seu telefone celular. A mensagem parte da central de gerenciamento de sua casa, e está te avisando que é preciso comprar mais refrigerante, pois o que tem em casa está acabando. A central está também interligada ao GPS do seu carro, e lhe informa qual o supermercado mais próximo. Por fim, você recebe conteúdo publicitário sobre uma empresa X de refrigerantes, que está lançando novos sabores. Pronto, o problema que você não tinha nem percebido (a falta de refrigerante) já foi diagnosticado, comunicado e resolvido de forma prática e rápida. De quebra, você ainda experimentou um sabor novo de refrigerante.

A internet das coisas permite, portanto, maior conforto e praticidade à vida das pessoas. Do ponto de vista mercadológico, também é vantajosa, pois propõe soluções e fornece conteúdo especificamente para quem precisa. A empresa X de refrigerantes poderia ter gastado muito mais dinheiro em filmes publicitários para a televisão e acabar impactando um monte de gente desinteressada.

Pode parecer ficção científica, mas já é realidade. A internet das coisas ainda está no começo, mas tem potencial revolucionário sobre nossas rotinas, inclusive sobre o marketing digital.

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