Enfim o momento pelo qual todos estavam esperando finalmente chegou: o número de pessoas acessando a internet pelo mobile é superior ao do uso da internet pelo desktop. Todos nós, mobile proponentes, esperamos por este momento e ele chegou: o uso mobile na Internet é agora mais popular do que o desktop do mundo todo.

Sim, foi uma previsão fácil de fazer e até demorou mais do que o previsto. No início do ano o Google afirmou que as buscas móveis já tinham ultrapassado os dos desktops em 10 países, incluindo os EUA e o Japão. 

O StatCounter Global Stats descobriu que os dispositivos móveis e tablets representaram 51,3% do uso de internet em todo o mundo em outubro em comparação com 48,7% no desktop.

O mobile ainda não é maioria em alguns países chave

Claro, existem diferenças de país para país, com os EUA e o Reino Unido continuando atrás de outros territórios.

No Reino Unido, os usuários de desktop representam 55,6% da população online, em comparação com 44,4% no dispositivo móvel. Nos Estados Unidos a diferença é ainda mais acentuada, tendo 58% no desktop contra 42% no mobile, porém, isso deve mudar em breve conforme os gráficos abaixo:

Reino Unido:

EUA:

O desktop ainda é muito mais usado nos países ocidentais, no entanto, é no resto do mundo que tem visto móvel verdadeiramente dominar. Índia por exemplo, tem o uso da internet em mais de 75% através de seus dispositivos móveis. No Japão o número supera os 76%, e na China 54%.

Mobile é líder no Brasil também

A 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015, que mede a posse, o uso, o acesso e os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação e de comunicação, mostrou que o mobile é o dispositivo mais utilizado para o acesso individual da internet, com 89% dos mais de 100 milhões de internautas usando seus mobiles para acessar a rede mundial de computadores. Seguido pelo desktop com 40%, notebook 39%, tablet 19%, televisão 13% e videogame 8%.

Diante deste cenário, o Google, é claro, considera compatibilidade (sites responsivos) com dispositivos móveis como um fator de classificação muito importante.

Se você precisar de ajuda para otimizar seu site e torná-lo responsivo e se adequar as exigências do Google, e agora da maioria dos usuários do planeta, a Agência 3xceler tem uma equipe completa pronta para lhe ajudar.