Relatório Status de Indexação Avançado do Webmaster Tools

Relatório Status de Indexação Avançado do Webmaster Tools

bg

Ferramenta Google Webmaster ToolsEm 24 de Julho de 2012 o Google adicionou ao Webmaster Tools um novo relatório  de Status do Índice de Rastreamento Avançado. E para mim sempre foi e ainda mostra detalhes de indexação que eu gosto de analisar.

Já conhece ou utiliza este relatório?

Este relatório mostra o número de páginas indexadas, páginas já rastreadas, páginas bloqueadas por robots e páginas removidas. Eu acho ótimo para mantermos o controle das paginas excluídas,e páginas que estão sendo utilizados redirecionamentos.

Ferramenta de Status de Indexação 

Como funciona?

Este relatório é bem simples, e de fácil entendimento veja o que o Google mostra em cada uma das opções e alguns exemplos:

Total indexada:

O total de páginas indexada mostra o número total de URL's do seu site que foram adicionadas ao índice do Google.

Já Rastreadas:

A qui o Google mostra a você um número total das URL's que ele já rastreou

Removidas:

Mostra URL's do seu site que foram utilizados redirecionamentos para outras páginas ou URL's, ou seja provavelmente os conteúdos são substancialmente similares para outras páginas.

Bloqueados por robôs:

Mostra URL's que o Google não pôde ter acesso porque estão bloqueados no seu arquivo robots.txt.

Alguns exemplos de relatórios

status de indexacao de um site que utilizou redirecionamentos

Veja um site que fez bastantes redirecionamentos para um novo site.

google-status-de-indexacao-avancada-novo-site

Veja um exemplo nesta imagem como está sendo indexado de um novo site com muitas páginas.[/caption] Acho bom ressaltar que as contagens são sempre totais. Por exemplo, se a 17 de Junho a contagem de páginas indexadas é de 92, o que significa que existe um total de 92 páginas indexadas neste ponto do tempo, e não 92 páginas que foram indexadas ao índice neste dia.

Dúvida  dos Webmasters

Em Novembro de 2012, saiu uma discussão no Help & Webmaster Word, na qual muitos Webmasters tinham sobre sites que utilizavam muitos redirecionamentos, e a questão era, a final isso é um fator de problema para o Google?

google-not-selected John Mueller, do Google explicou um pouco mais a fundo neste artigo no Help & Webmasters:

The number of "not selected" URLs is based on URLs that are either substantially similar or redirecting -- if you have changed your site's URL structure and have redirected those URLs, then that would be a good explanation for that. That curve would also be fine and not a signal of a problem.

Em um breve resumo do que ele falou no artigo original, ele explica que isso não é um sinal de problema para os mecanismos de buscas.

Google Substitui a opção "Not Selected"

Após ter várias discussões no Fórum Help & Webmasters, o Google resolveu substituir a opção "Not Selected", na qual mostrava um total de páginas que continham redirecionamentos para novas páginas para a opção Removidas.

google-index-status-not-selected

Porque?

John Mueller, falou que a opção foi removida de propósito, uma vez que estava causando mais confusão do que realmente estaria ajudando os Webmasters com seus sites.

Criação de Sites Responsivos