Tudo sobre Search Console

Tudo sobre Search Console

bg

O Google Webmaster Tools é uma ferramenta gratuita e de grande ajuda do Google, voltada para Webmaster e blogueiros. Com esta ferramenta podemos extrair informações valiosas direto do Google e também garantirmos que o Google saiba da existência de nosso site. Com ela, podemos passar a ele informações consideravelmente relevantes de nossos sites e blogs. Ou seja, a partir desta fonte você poderá melhorar o desempenho de seu site nas pesquisas do Google.

O Google sabe da existência de seu site?

Estas são algumas das primeiras perguntas que devem ser respondidas. Você criou seu site a pouco tempo ? O Google tem alguma informação sobre ele ? Existem páginas indexadas em seus resultados? As pessoas conseguirão encontrar o seu site ? Pois é, com esta ferramenta você pode ter certeza de que o Google indexe todas as páginas de seu site ou blog, e com algumas pesquisas dentro e fora do Webmaster Tools podemos responde-las e corrigi- las caso precisemos.

Como saber se o Google indexou minhas páginas?

Acesso o site do Google e faça a seguinte pesquisa: site:meusite.com.br O Google irá lhe mostrar uma relação de todas as páginas que ele possui de seu site indexada em seus resultados de buscas.

Como adicionar meu site no Webmaster Tolls?

É bem simples adicionar seu site ao Webmaster Tools, basta ter uma conta no Google e entrar diretamente no Webmaster Tools, caso não tenha acesse este link e crie sua conta. Você poderá adicionar até 1.000 sites, más acredito que ninguém chegue a este limite. Só lembrando que o cadastro de seu site no Webmaster Tools não afeta o PageRank ou o desempenho de seu site nos resultados de pesquisa do Google.

Meu site possuí Subdomínios e agora?

Caso seu site possua seções separadas para diferentes países, recomendo a adição de cada um deles sejam eles subdiretórios ou subdomínios como um site separado.

Adicionando seu site

adicionando-site-ao-webmaster-tools

Clique na lateral direita superior “Adicionar um site” e coloque o endereço de seu site, certifique-se de colocar a URL completa exemplo: http://www.meusite.com.br

Confirmando Propriedade de Domínio

Após adicionar seu endereço e clicar em continuar, você será direcionado para uma página solicitando uma confirmação de propriedade. Um dos métodos mais utilizados é o código de rastreamento assíncrono, que deve ser feito o download do arquivo e inserido na raiz de seu domínio. confirmaçao de propriedade no webmaster tools

Métodos Alternativos para Confirmação de Propriedade de Domínio

Existem outras opções para confirmação de propriedade de domínio, basta você escolher clicando em métodos alternativos, todas são bem simples de executar.

metodosalternativos

Após verificar e confirmar propriedade de domínio vocês será direcionado para uma nova página alertando o sucesso da operação! Se você chegou até aqui seu site já está cadastrado na ferramenta.

confirmacao realizada com sucesso

Webmaster  Center Menssagens

O Google usa o Webmaster Center Mensagem para comunicar-se com os proprietários (webmasters) dos sites, enviando periodicamente mensagens sobre seu site. Recomendo seguir este passo a passo adiante no vídeo para receber todo tipo de mensagem do Google, diretamente pelo seu e-mail, caso não entre regularmente no Webmaster Tolls. Aliás informação de seu site nunca é de mais. Veja algumas razões pelas quais você será notificado!

  • Site inacessível para o Googlebot
  • Problemas de Rastreamento ou Indexação de páginas
  • Informações sobre alterações em sua conta
  • Notícias e informações úteis para você

Sites Penalizados não são informados pelo Webmaster Tools

Ao invés de escrever, optei por deixar o vídeo aonde Matt Cutts explica detalhadamente porque o Google não avisa aos Webmaster quando seus sites são penalizados! Então quando você tiver algum tipo de queda de visitas, por exemplo, você vai ter um trabalho para descobrir o que fez de errado. http://youtu.be/dLkGhgEv_ts

Problemas que o Webmaster Tools Registranotificação-de-erros-no-google-webmaster-tools

A ferramenta Webmaster Tools irá registrar para você alguns tipos de problemas que o Googlebot vai encontrando em seu site a partir da data de registro. Por tanto fique atento em corrigi-los o mais rápido possível para que todas as páginas sejam indexadas e continuem em perfeito acesso para os usuários vindos dos resultados do Google, caso ele lhe mestre algum.

Menu Lateral Esquerdo do Webmaster Tools

menu-lateral-esquerdo-completo-webmaster-tools Pelo menu lateral esquerdo do Webmaster Tools, nós temos categorias e subcategorias onde conseguimos extrair uma boa quantidade de informações de nosso site, falaremos aqui das mais importantes.

Integridade

Erros de Rastreamento

No menu lateral esquerdo temos a categoria Integridade composta por algumas subcategorias, a subcategoria Errros de Rastreamento avisa ao webmaster se o Googlebot, outros mecanismos de buscas ou se algum usuário tenta visitar seu site e se por algum motivo ele não conseguir você terá estas informações neste local.

Tipos de erros de Rastreamento

Exitem vários tipos de erros de rastreamento, porém eles são classificados em duas categorias, erros de site e erros específicos de URL

  • Erros de site

Os erros de site significa que o Google não consegue acessar seu site, geralmente este erro é ocasionado pelos robots.txt. Quando o Google não consegue chegar ao servidor de seu site para realizar o rastreamento das páginas, ele irá registrar para você. Alertando que essas são questões super importantes e assim que for notado algum erro deve ser imediatamente corrigido

  • Erros específicos de URL

Os erros específicos de URL ocorre quando o googlebot não consegue alcançar alguma de suas páginas devido a vários motivos, o mais comum são os erros 404 (página/caminha não encontrado) Estes erros são normais quando se tem um site com muitas páginas não é motivo para ficar louco, más o ideal é que quando ocorra algum tipo de problema como este seja corrigido o mais breve possível, assim que corrigir o erro, dentro da ferramenta existe a opção de marcar como corrigido para os erros apresentados marque a opção.

URL’s Bloqueadas

Continuando o menu lateral esquerdo, agora falando da subcategoria URL’s Bloqueadas, aqui você irá ter registro de seu robots.txt. Se seu site tiver algum conteúdo que você não deseja que o Google ou outros mecanismos de buscas acessem, você deve utilizar o arquivo robots.txt para especificar quais diretórios os mecanismos devem rastrear. Nesta sessão você pode verificar quais páginas ou diretórios de seu site estão bloqueados em seu robots.txt e também pode testar se realmente está bloqueado. bloqueio-de-urls-web-master-tools

Buscar com o Google

Você sabe com qual frequência o googlebot passa em seu site? Quanto maior seu PageRank, mais frequentemente o googlebot irá passar em seu site, outro fator que fará o googlebot passar em seu site em menos tempo é se você possui um site que acrescenta páginas diariamente, consequentemente o Google vai saber que seu site é atualizado diariamente, e como sempre o Google tem de estar a frente e trazer sempre as notícias mais “fresquinhas” (esta dica é mais para blogs e sites de notícias como o Tecnoblog que atualizam o site diversas vezes ao dia). Quanto mais rápido o googlebot passar em seu site, mais páginas de seu site serão indexadas em menos tempo. Essa sessão Buscar como o Google vem para ajudar um pouco neste quesito, nela você terá a opção de enviar ao Google as páginas que devem ser adicionada ao índice de seus resultados, é mais uma maneira de acelerar a indexação de páginas adicionadas recentemente ao seu site. menu-lateral-buscar-como-o-goolge-webmaster-tools

Status do Índice

Leia mais informações detalhadas aqui neste artigo sobre Status do Índice do Webmaster Tools.

Trafego

menu-lateral-trafego-webmaster-tools Continuando o menu lateral, agora falando sobre a categoria tráfego ela é composta por três subcategorias as quais listaremos e discutiremos a baixo.

Tráfego

Consultas de Pesquisa

Em consultas de pesquisa é um ótimo lugar para fazer uma análise, nela podemos tirar informações de palavras chaves que estão trazendo ou não tráfego de usuário para seu site, aonde você pode descobrir se vale a pena começar a trabalhar um pouco mais algumas palavras chaves e deixar de trabalhar outras, veja mais detalhes a baixo.

consultas-de-pesquisa-webmaster-tools

    • Consultas

Em consultas na parte superior você terá o número total de palavras chaves que seu site está tendo impressões nos resultados orgânicos do Google, na parte inferior (tabela) você terá a listagem completa de todas as palavras chaves.

  • Impressões

Em impressões na parte superior você terá total de impressões que seu site obteve, o número que fica ao lado (em verde ou vermelho) é a porcentagem que seu site teve um ganho ou perda comparado ao período anterior, já na parte inferior na tabela você terá o número de impressões de uma determina palavra chave.

  • Cliques

Em cliques na parte superior você terá o total de cliques que seu site obteve nos resultados orgânicos e na tabela você poderá analisar quantos cliques seu site teve para aquela determina palavra chave.

  • CTR

Muitas pessoas têm dúvidas em relação a ele, o CTR indica a frequência com que as pessoas visualizam seu site nos resultados de busca ou em um anúncio e de fato clicam nele, neste caso você pode usa-la para avaliar o desempenho de suas palavras-chaves. Resumindo o CTR é o número de cliques recebidos nos resultados orgânicos, dividido pelo número de vezes que ele  é exibida que no caso chamado de impressões.

  • Posição Média

Posição média o nome já condiz por si só, é a posição média que seu site ficou naquele determinado período para aquela palavra chave. DICA* Clicando na aba Com Alterações  você poderá visualizar também a porcentagem comparada ao período anterior, se você teve ganhos ou perdas em cada coluna.

Links para seu Site

Na subcategoria links para seu site, você terá em mãos os links provenientes de outros sites que apontam para o seu, durante o processo de rastreamento o googlebot encontra estes links e registra-os para você. Você pode ver também os textos âncoras mais comuns encontrados pelo Google, clicando em cada item da lista. Além de você visualizar quais sites estão apontando para o seu, você pode também visualizar qual página de seu site está recebendo maior quantidade de links, e quais textos âncoras estão levando a ela, assim você pode encontrar erros como “canibalização de palavras-chaves”. Lembrando que caso tenha alguma página de seu site, bloqueada pelo robots.txt os links para ela não serão listados.

Meu site não mostra nenhum, e agora?

Nem todos os links que apontam para seu site podem estar listados, não se desespere, pois é normal o Webmaster Tools não é atualizado diariamente. Caso você ache que já existem muitos links para seu site, e o Google não esteja listando para você, certifique-se de que adicionou http://www.seusite.com.br à sua conta, quando fez o registro.

Links Internos

Na subcategoria links internos, você terá o registro de todos os links que o Google conseguiu rastrear em seu site, faça o download desta tabela para se ter um controle da distribuição de links para suas páginas dentro de seu site, ele irá mostrar a página e a quantidade de links para esta página em seu site, será que você está distribuindo bem seus links?

Para saber mais sobre o Webmaster Tools, aguarde sair o artigo Google Webmaster Tools Tudo que Precisa Saber sobre esta Ferramenta Part.2

O link estará disponível aqui, assim que o artigo for postado, más para não perder tempo acompanhe-nos no Facebook e no Twitter, lá avisamos a todos em primeira mão!  

Criação de Sites Responsivos