• SEO – Posições privilegiadas na internet
SEO – Posições privilegiadas na internet
A internet é uma mídia de crescimento notável nas últimas décadas e assim deve se manter por muito tempo. As empresas perceberam nela uma ótima oportunidade de fazer negócios, divulgando seus produtos e serviços.
Como se sabe, os sites de busca, sobretudo o Google, são muito utilizados quando um usuário está à procura de algo específico. Por isso, os primeiros resultados das páginas de busca possuem uma visibilidade incrível. Assim, o sonho de qualquer empresa é estar nessas posições quando é realizada uma busca relevante às suas áreas de atuação.
Contudo, os mecanismos de busca possuem algoritmos que avaliam os sites e decidem como ficará o ranking. Por isso, a otimização de sites (SEO – Search Engine Optimization) é feita com o objetivo de colocar o site dentro desses padrões para que obtenha destaque em relação à concorrência. Por isso, confira alguns aspectos a serem levados e consideração:
Invista em ferramentas
O primeiro passo é estar atento às constantes atualizações dos buscadores dos algoritmos para saber como a otimização deve ser realizada. Além disso, é preciso analisar o conteúdo e a estrutura do site, identificando pontos que devem ser melhorados. Algumas ferramentas de webmasters e Google Analytics oferecem esse tipo de dados e esclarecem como eles impactam no posicionamento do site.
Conheça seu público
É essencial conhecer que tipo de público tem potencial interesse naquilo que está sendo comercializado. Empresários devem colocar-se no lugar do cliente para que fique mais fácil perceber que tipo de palavras-chave são utilizadas nas pesquisas. A dica é equilibrar tanto as palavras mais simples quanto as de cauda longa. As primeiras são mais genéricas, frequentemente utilizadas e, consequentemente, mais caras. As últimas, no entanto, permitem que seja impactado um público mais específico e informado.
Atente-se aos títulos e descrições
Os títulos e descrições comunicam ao site de buscas e ao público em geral o que está sendo oferecido no site. É interessante explorar as palavras-chave para manter a relevância entre aquilo que os usuários buscam e aquilo que a empresa comercializa. Os títulos deve ser objetivos, não ultrapassando os 55 caracteres. As descrições, por sua vez, permitem maior detalhamento, em até 150 caracteres.
Publique conteúdo de qualidade
Não tenha preguiça na hora de escrever os textos do seu site. Eles devem ser encarados como a oportunidade que os empresários têm de mostrar os diferenciais e funcionalidades daquilo que vendem. Esse conteúdo deve ser completo, mas não cansativo. Por isso, a dica é mesclar conteúdo textual com outros recursos, como imagens e vídeos. Em e-commerce, esses textos “substituem” o vendedor da loja física. Se houver campos para perguntas e comentários, jamais deixe os usuários sem respostas. Outra dica importante é ser original e atualizar os conteúdos de tempos em tempos. Textos copiados de outros sites são punidos pelos mecanismos de busca.
Escolha imagens com sabedoria
As imagens de um site não só o ilustram como também mostram em detalhes as características e o funcionamento dos produtos ao público. Por isso, para que sejam atrativas, eles devem ser originais e de alta qualidade. No entanto, procure compactar os arquivos para que as imagens não fiquem “pesadas” a ponto de comprometer a velocidade de carregamento do site (o que também é levado em consideração pelos sites de busca). Além disso, crie descrições para as imagens, de modo que o buscador entenda a sua relevância no contexto do site.
As dicas acima ajudam os sites a conquistar posições melhores nos mecanismos de busca e, consequentemente, mais visibilidade e mais clientes. Investir em SEO é investir no crescimento das marcas no ambiente digital e na construção de uma autoridade em determinado assunto.