• Os impactos da velocidade de carregamento de páginas na web
Os impactos da velocidade de carregamento de páginas na web
Diz-se que tempo é dinheiro. Na internet, não é diferente. A velocidade de carregamento dos sites tornou-se um item de primordial importância na conquista e permanência de usuários, inclusive em e-commerce.
As pesquisas atuais apontam que o consumidor da era digital nunca foi tão exigente e desiste facilmente se um site demora muito para abrir o seu conteúdo, partindo para outro. Além disso, os sites lentos são “punidos” pelos algoritmos dos mecanismos de busca, obtendo posições orgânicas inferiores.
Por esses dois motivos, a velocidade na internet é um fator muito decisivo para o desempenho das empresas, em termos de conquista de clientes e conversões. Confira alguns aspectos para melhorar a velocidade de carregamento do site:
Otimização de imagens
Quando se fala em SEO, ou seja, na otimização dos sites para mecanismos de buscas, geralmente pensamos nos títulos e textos, mas as imagens requerem cuidado, da mesma forma. Em geral, as imagens são os itens de maior “peso” das páginas e, por isso, é importante avaliar – será que elas são mesmo indispensáveis nessa página? Se forem, a dica é compactá-las e utilizar técnicas de agrupamento de imagens, evitando que o servidor tenha que carregar várias vezes.
Limpeza
A estrutura de um site pode conter uma série de itens desnecessários, como plug-ins, extensões e scripts. Verifique o que está sendo de fato utilizado e o que está apenas ocupando espaço. Faça uma “limpeza geral” e garanta que os acessos ao site sejam mais rápidos e simplificados.
Análise dos códigos
Os códigos dos sites podem ficar muito pesados por conta de trechos desnecessários em HTML ou JavaScript. A consequência disso é um servidor sobrecarregado e que torna mais lenta a navegação. Analise cuidadosamente os arquivos e aposte no auxílio dos programas de compactação.
Cache
Um item importante para tornar a navegação mais ágil é a habilitação do cache. O cache é um recurso quer permite a geração e o armazenamento de cópias de páginas carregadas em arquivo. Esse item evita que as páginas tenham que ser carregadas novamente, do zero, se o usuário já as acessou. O processo agiliza o servidor e aumenta a velocidade da página.
Hospedagem
Por fim, é sempre importante lembrar que a hospedagem de um site deve ser cautelosamente escolhida, tendo em vista que é onde os arquivos do site ficam armazenados. Além de prestar atenção nas questões de credibilidade e segurança, é necessário avaliar se o serviço contratado oferece qualidade também na velocidade do site.
As medidas apontadas não são difíceis de implementar, é só contar com profissionais qualificados. Além disso, a internet disponibiliza diversas ferramentas para testar a velocidade dos sites. Acompanhe esse tipo de dados e lembre-se de que investir em velocidade é também investir em vendas. Siga as dicas apontadas e obtenha maior destaque em relação à concorrência!