• SEO requer paciência
SEO requer paciência
SEO, do Inglês Search Engine Optimization, é definido como o conjunto de estratégias destinadas à otimização de um site em mecanismos de busca. Tendo em vista que os buscadores são a principal fonte de procura de qualquer informação na atualidade, os sites procuram estar bem posicionados nesses mecanismos para que adquiram maior visibilidade e, consequentemente, maior tráfego. O SEO é peça-chave para um marketing digital bem trabalhado.
Muitas técnicas são utilizadas na otimização de um site: redefinição de seu design, criação de títulos e meta-descrições relevantes, produção de conteúdo de qualidade e bem arquitetado (subdividido em páginas adequadas), utilização de links internos/externos etc. Além disso, é fundamental que todos os esforços de SEO estejam alinhados com outras estratégias de marketing, como investimentos em mídias sociais, campanhas de e-mail marketing e newsletters para aproximar a empresa de seus clientes.
As estratégias de SEO são definidas a partir do uso de palavras-chave que gerem maior tráfego. É preciso que você faça uma análise completa acerca de todas as palavras-chave que sejam relevantes ao seu público e se relacionem com o conteúdo de seu site, de modo a melhorar seu posicionamento. Essa análise de palavras-chave deve ser feita constantemente.
Longo prazo
Antes de dar início a estratégias de SEO, é preciso analisar o seu site, identificando quaisquer problemas técnicos com conteúdo, títulos, navegabilidade etc. Posteriormente, é possível identificar quais estratégias de SEO podem ser trabalhadas, sempre definindo metas realistas.
Não há um prazo definido para que as estratégias adotadas comecem a surtir efeito; pode levar meses ou até anos. É preciso paciência e trabalho duro para que você comece a adquirir posições orgânicas melhores, o que é saudável aos olhos do Google. Veja como o tempo pode influenciar em SEO.
O Google tem seus meios para ajudá-lo a atingir o topo. Pode ocorrer, no entanto, que o buscador promova atualizações de tempos em tempos, o que faz com que seu site perca algumas posições, especialmente quando se trata de palavras-chave muito competitivas. Mesmo assim, mantenha o foco e continue os trabalhos em SEO.
Soluções milagrosas
As estratégias em SEO não têm fórmula mágica. Qualquer empresa que prometa resultados ótimos em curto prazo merece desconfiança, pois muitas delas se utilizam de métodos inadequados, como a manipulação de variáveis que os mecanismos de busca usam para posicionar os sites em relação às palavras-chave, o chamado black hat, o que pode gerar punições e fazer com que seu site piore o posicionamento. Como se diz popularmente, o barato sai caro.
Falando em palavras-chave, talvez a que mais se aplique ao processo de SEO seja: paciência!