Seu site gera retorno para o seu empreendimento?

Seu site gera retorno para o seu empreendimento?

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Você sabe dizer se seu site é somente uma página estática que existe só para dizer que tem um site (afinal, ter um negócio sem site hoje em dia é sinal de despreparo), mas que nada faz além de ser um “cartão postal” do seu empreendimento ao invés de gerar vendas e captar leads?

Se, e este é um baita “se”, em algum momento os sites serviram apenas como fachada para uma empresa se apresentar, isso passou e hoje os sites são a vitrine, o conteúdo, o estoque, os vendedores, um solucionador dos problemas de seus clientes, enfim, tudo que sua loja física faz, e muito mais, os sites bem-feitos devem fazer. Caso o seu não faça tudo isso, você está perdendo dinheiro.

Site é o primeiro contato

Tenha na cabeça que, nos dias de hoje, o nosso site é o nosso primeiro canal de comunicação. Muito mais do que as lojas físicas, especialmente com a expansão da internet no Brasil e do e-commerce em especial. Depois é que os clientes em potencial irão procurar outras formas de entrar em contato contigo.

Com o propósito de deixar seu site do jeito que ele tem de ser, veja essas dicas importantes.

Ponha-se no lugar do seu cliente

Olhe o seu site do jeito que gostaria de ver caso fosse um cliente. Ele te atrai? Ele soluciona seu problema? O conteúdo é esclarecedor? As formas de pagamento são abundantes e fáceis de serem feitas?

Qualquer um destes tópicos é motivo para abandono da compra. Gostou de tudo que está no site, mas na hora de pagar não tem mais do que uma opção? A compra dificilmente será fechada.

Pegue exemplos de grandes empresas que fizeram seu curso no e-commerce nacional e mundial e veja o que eles fazem corretamente.

Sugerimos dar uma olhada no site do Magazine Luiza, uma empresa que se tornou uma das maiores do país com o investimento online. Antes residente somente no Nordeste, com um site diferenciado e com várias opções de entrega e pagamento, o Magazine Luiza hoje é uma empresa nacional.

Outro exemplo é a Apple. Aquela que muda o tamanho de seus aparelhos e vamos como uns loucos comprar seus produtos. Seu site, clean, repleto de conteúdo e várias opções de pagamento, é um dos maiores símbolos do sucesso da Apple.

A construção do site

Vamos ser honestos, dependendo do quão atrás seu site estiver hoje, é provável que ele precise de uma reformulação completa. Talvez até de um site novo.

Por mais que tenha confiado em um template pronto e ache que ele tenha ficado “bonitinho”, se não está gerando conversões, há algo errado, especialmente se escolheu o template errado para o seu tipo de negócio, um erro cada vez mais comum.

Conteúdo do site

Como não poderia deixar de ser, a Home é a vitrine do seu negócio e assim deve ser tratada. Faça o que precisar para sua empresa captar leads, use, de forma correta, os Call to Action.

Promoções e ofertas não valem somente para lojas virtuais (e se a sua loja virtual não tiver promoções, comece a fazer), mas para todos os tipos de negócio, especialmente em períodos de crise econômica.

Devo contar a origem da empresa em uma página inteira?

O famoso “sobre” é uma dúvida das pessoas. Contar a missão, valores e etc.

A resposta é sim, você deve criar uma página apenas para a origem da empresa e, não, não há necessidade de exagerar no conteúdo contando missão, valores, os porquês, família e outros. Conte o suficiente para gerar empatia e credibilidade com o cliente.

Por exemplo, “estamos no ramo “X” há 20 anos. Pode contar com nossa ampla experiência na resolução de seu problema (…)”.

Percebe que esse “sobre” mostra um aspecto que colabora com as vendas, que é a experiência, conectando com os clientes que só escolhem seus produtos com marcas experientes no mercado.

Como colocar as informações?

Essa é uma questão que deve ser respondida em um trabalho conjunto, com você e a agência de marketing digital que escolher para fazer seu novo site, pois, ninguém além de você mesmo pode responder quais são as principais informações que seu negócio deve oferecer aos clientes.

O que nós fazemos é classificar as informações nos locais corretos, deixá-las mais claras e sucintas, assim como suficientes para a otimização do site, afinal, de que adianta um site bem explicativo que não é encontrado no Google?

O principal, acima de tudo, é inovar e fugir do senso comum, sem exageros, claro. Somente o suficiente para diferenciar sua marca das demais e carimbar seu espaço na internet.

Criação de Sites Responsivos