Estratégia de marketing digital para e-commerce

Estratégia de marketing digital para e-commerce

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Decidiu se juntar aos milhares de brasileiros que todos os anos abrem seu próprio negócio e resolveu começar uma loja virtual por conta do promissor mercado do e-commerce nacional, que cresce exponencialmente. Promissor, porém, competitivo. Se você não tiver uma estratégia de marketing digital para e-commerce bem elaborada, o sucesso passará longe da sua loja virtual. Por isso comece a planejar sua estratégia com essas dicas.

Composto de marketing

Os 4 Ps são compostos por quatro elementos a serem considerados em toda abordagem da sua marca: praça, produto, preço e promoção.

Desenvolver um bom produto é fundamental para o sucesso, assim como a plataforma escolhida (como o OLX, por exemplo), ofertas vantagens e atraentes para o cliente e, claro, o preço final como um todo, questão crucial para o seu volume de vendas.

No tangente das promoções, algumas dicas abaixo para você em sua estratégia:

  • Cross-selling: oferecer produtos relacionados ao que o cliente procura;
  • Upselling: oferecer um produto de preço menor similar ao que o cliente procura, para movimentar os itens de menor saída;
  • Scarcity: definir prazos para as promoções e avisar sobre produtos em baixo estoque para que os interessados tenham pressa em comprá-los.

Público-alvo

Nenhum produto ou serviço serve para todos os públicos, o que torna fundamental segmentar sua clientela e investir nela. De nada adianta atrair pessoas que não estão interessadas no que sua loja virtual tem a oferecer.

Alguns aspectos a serem explorados no planejamento são essenciais para segmentar e solidificar seu público-alvo. Veja:

  • Geográfica: por região, estado e localização em geral;
  • Demográfica: por idade, gênero, estado civil etc.;
  • Socioeconômica: de acordo com renda e ocupação;
  • Psicográfica: de acordo com o estilo de vida;
  • Por benefício: considerando o que a pessoa irá valorizar em seu produto;
  • Comportamental: priorizando a conveniência e a ocasião de compra.

Nem todas precisam fazer parte de sua estratégia, mas é impossível ignorar tudo isso. Se o fizer, estará “atirando para tudo quanto é lado”, como dizem no popular, e isso não faz efeito.

Denominar essas informações auxilia na estratégia de abordagem correta. Por exemplo, o aspecto geográfico lhe dará as condições de descobrir o que o perfil dos clientes de uma determinada localização, como faixa etária, renda e escolaridade.

Posicionamento da marca

O branding é muito importante para cravar o seu lugar na mente, e nos corações, dos clientes, atingindo fidelidade e, com isso, vendas e leads qualificados.

Faça uma análise apurada do mercado geral e considere as questões mais importantes que as marcas similares ao seu produto costuma responder para alçar voos maiores. Em geral, as marcas procuram respostas para as seguintes questões:

  • Quem é a sua marca?
  • O que ela oferece?
  • Quais suas características mais marcantes?
  • O que a diferencia da concorrência?
  • Quem é o seu público?

Uma vez que detenha essas respostas, sua loja virtual terá mais condições de atender seu público e solidificar sua marca nas pessoas.

Canais de comunicação

Uma vez que tudo está em ordem. Já tem um plano de marketing digital definido, a abordagem e outros, é hora de escolher os canais de comunicação digital para atingir o seu público-alvo.

As escolhas são inúmeras, desde e-mail marketing, social media, marketing de conteúdo na forma de blogs, e-books, banners, vídeos (este último em ascensão) e outros.

Todos visam a comunicação, claro, mas também é importante criar tendências e mostrar o know-how de sua marca no meio em que ela atua, tarefa que o marketing de conteúdo faz com perfeição quando bem utilizado.

Outros aspectos a considerar nos canais de comunicação é o investimento em formas pagas de entrada e comunicação, como o Google Adwords e o Facebook Ads, por exemplo. Ambas precisam de um investimento apropriado e conhecimento prévio, que você pode encontrar aqui. Entre em contato e saiba mais sobre planejamento de marketing digital para e-commerce e todas as suas nuances.

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