Sites penalizados pelo Pinguim update podem não se recuperar

Sites penalizados pelo Pinguim update podem não se recuperar

bg

Recentemente no Fórum de Discussões Webmaster Word foi aberta uma nova discussão sobre sites que foram pegos pelo Pinguim Update do Google, e o quão difícil é recuperar-se e se realmente é possível essa recuperação. Participei da discussão e pude chegar a uma conclusão, boa parte dos sites pegos pelo Pinguim não se recuperaram e nem irão! Espero que isso não desanime ninguém que foi pego e está batalhando para se recuperar, mas quero deixar bem claro, talvez você não consiga se recuperar nunca deste update!

Pós Punição Pinguim Update

Temos um artigo falando inicialmente sobre isso antes de lerem este artigo até o final indico a leitura do Pós Pinguim Update para ficar mais claro algumas opiniões. Neste artigo há uma pesquisa mostrando que de todos os sites que foram atingidos pelo pinguim mais de 70% realmente não se recuperaram. Uma pesquisa mais a fundo mostrou de que todos SEOS, analistas e webmasters cerca de 65% foram atingidos e que incríveis 94% não se recuperou totalmente da atualização pinguim. Para ficar um pouco mais claro e não tão “assustador” 81% não se recuperou 13% recuperou-se parcialmente e apenas 6% disseram que se recuperaram!

1 Ano de atualização Pinguim

O Pinguim Update fez aniversário de 1 ano em 24 de Abril, desde então já sairão 2 novas atualizações pinguim que causaram grande impacto nos resultados orgânicos do Google, causando grandes dores de cabeça em analistas e webmasters.

Atualizações Pinguim Update

  • 24 de Abril de 2012
  • 24 de Maio de 2012
  • 5 de Outubro de 2012

Haverá uma nova atualização pinguim ainda este ano, anunciada pelo Matt Cutts no SMX 2013 que causará um novo grande impacto, já pensou se seu site estará pronto para essa nova atualização? Após seu primeiro update, para muitos analistas, seos e webmaster que foram atingidos pelo pinguim tem sido um ano difícil, com inumes estudos e a grande maioria de estudos, testes e correções não resultaram em absolutamente nada outra parte conseguiu se recuperar parcialmente. Inclusive á relatos no WebmasterWord que algumas correções realmente pioraram, ou seja causou mais mal do que bem. Lá peguei relatos como ” Você pode conseguir até 1.000 links .edu para seu site oficial e ele pode até não mudar 1 fração de tráfego, uma vez que atingido.

Google deve Criar um Algorítimo para Correções?

As perguntas que não querem calar nos fóruns é como o Google descobre se determinado site realizou as devidas correções? Ninguém se recupera do pinguim uma vez punido? Se não, porque? Uma vez punido o site “morre”? Existem sim sites que realmente se recuperaram, como já foi dito a cima definitivamente a grande maioria não se recuperaram em especial e-commerces. Mesmo assim esta pequena parte que se “recuperou” ou diz ter se “recuperado”, em meus estudos notei que o trabalho de otimização se voltou para usabilidade, experiência e conversão do usuário ou seja otimização de conversão, isso fez com que aumentasse a conversão no site mas olhando para a linha de visitas não tiveram grande mudança, acredito que todo o trabalho foi direcionado de dentro do site para fora, trabalhando de dentro para fora não mais de fora para dentro. Essa é uma das dicas que indico para vocês, se você foi atingido pelo pinguim procure outras maneiras de atrair novas visitas, mas também não deixe de lado o trabalho off-page!

Conclusão e Dicas

Bom, eu tenho minhas conclusões e algumas pessoas ainda fazem as estas mesmas perguntas para mim, e de fato tenho minhas resposta na ponta da língua, para ajudar a vocês vão aí umas dicas.

Análises e Pesquisas

Este é o primeiro e mais importante passo, se você teve uma grande queda em suas visitas e sabe que foi pego pelo pinguim a primeira dica é, faça analises e pesquisas de seu site, de acordo com seu site analise o impacto e força que o domínio, marca, empresa, serviços ou produtos tenham, crie pesquisas e envie para seus usuários, clientes e parceiros, acredite, com uma pesquisa bem feita você tirará grandes informações!

Novo Domínio, Nova Vida

Uma vez punido, “sempre punido”, este assunto é bem polêmico, más é sim uma das melhores saídas! Vou explicar porque, quando se tem um domínio que foi “spamado” dificilmente você irá conseguir limpa-lo! É como se você quisesse iniciar novas estratégias e uma limpeza dentro de um buraco que um spammer fez, e é difícil você “ESCAVAR-SE” para fora do buraco quando se começa dentro dele, pense mais ou menos desta forma. Entenda melhor e tire suas próprias conclusões assistindo o vídeo de Matt Cutts respondendo uma ótima pergunta vinda da Tailândia, e a pergunta era a seguinte: “Posso comprar um domínio que costumava ter spam nele e ainda voltar a ter posicionamentos bons? “.

Devo partir do Zero Então?

Na verdade você deve tirar suas conclusões a partir de seus estudos e pesquisas como já citei no tópico Análises e Pesquisas a partir de suas informações você saberá se realmente vale a pena manter seu site ou começar do zero.

Preciso manter meu Domínio

Se for necessário manter o mesmo domínio, comece a gerar planilhas comece a comprar ou assinar ótimas ferramentas de link para encontrar e comece a anotar e documentar tudo, e tenha em mente que será um trabalho excessivamente difícil, mas que é possível sim voltar a ter bons posicionamentos com um trabalho bem feito. Normalmente as empresas não tem tanto tempo de fazer o trabalho de limpeza de links spams que realmente devem ser feito mesmo que lento. Uma outra forma de melhor seu site é visando outras formas de aumentar sua taxa de visitas e conversão, como redes sociais, on-page, usabilidade, engajamento entre outras. Dessa forma você começa a melhorar outros pontos de seu site e o Google com certeza irá da mais valor ao seu site aliás se os usuários estão dando o Google também ira!

Criação de Sites Responsivos