• Tempo Influencia em SEO?
Tempo Influencia em SEO?
Há duas semanas atrás, fiquei de escrever sobre este tema, mas infelizmente, tempo é coisa que é muito difícil administrar quando temos e precisamos resolver muitas prioridades. Deixamos as desculpas de lado, levantemos da cama, e vamos esclarecer alguns pontos e contribuir com nossa opinião e experiência ao mundo SEO.
No dia 13 de abril, Barry Schwartz, fundador e principal editor do famoso portal Search Engine Roundtable, publicou um artigo divulgando uma resposta que John Mueller deu em seu twitter bastante impactante para muitos: A idade do domínio não importa para o Google.
Este conteúdo chegou em um dos grupos de SEO dentro do Facebook e causou um burburinho, no qual pude acompanhar os comentários de colegas e detectar, que além de ser um tema polêmico, muitas dúvidas surgiram e principalmente, muitas opiniões divergentes.
Um grupo diz ter a certeza de que o tempo de domínio influencia e o outro diz que não tem influência alguma e isso vira um debate sem fim e sem conclusões, gerando mais dúvidas ainda para quem ainda nunca analisou estes dados em seus projetos, principalmente para os que não leram o conteúdo por completo.
Venho por meio deste conteúdo, expor minha opinião e minhas experiências ao longo destes anos. Quero compartilhar com vocês, um caso de sucesso para ajudar no entendimento de quando o SEO sofre influencia do tempo e gostaria muito de ter sua opinião após a leitura. Caso você consuma este conteúdo até o final, peço gentilmente, que comente e deixe sua opinião, ela é muito valiosa para mim!
Tempo influência em SEO?
O Google precisa trazer as notícias e informações na velocidade em que elas surgem, então é fato que podemos concluir que o tempo possa influenciar os resultados orgânicos. A resposta correta para esta questão, mas não absoluta é que sim! A grande questão, e a que de fato vai responder a todas as suas dúvidas referente a este tema é outra, e vou compartilha-la com você: Quando o tempo influencia no SEO?. Essa sim, é a pergunta matadora, e é nela que vamos trabalhar daqui para frente.
Antes de entrarmos em detalhes, quero destacar que os estudos aqui apresentados e minhas conclusões, não são uma verdade absoluta e mesmo que você se convença ou que concorde comigo, saiba que podem existir exceções.
Tempo de domínio influencia?
Não, não tem influencia alguma. Muitas pessoas acreditam que o tempo do domínio influencia no SEO. Já escutei muitas opniões sobre isso, mas boa parte delas ou quase nenhuma conseguiram me apresentar alguma justificativa plausível ou uma prova, para que conseguisse me convenser do contrário.
A verdade é que já fizemos diversos testes e cansamos de colocar domínios novos (empresas novas) na frente de empresas com mais de 10, 15 ou mais anos de mercado e de domínio. Eu não vou expor muita informação, mas quero apresentar pelo menos um de nossos casos aqui na Agência 3xceler.
Na imagem acima, você pode ver a evolução rápida dos posicionamentos de um domínio novo, conforme você pode ver, alguns dos posicionamentos começam depois da 3 semana do lançamento do site. Vale ressaltar que dependendo do nicho (este é um nicho industrial de competitividade média) as variações tendem a oscilarem por um período e depois os posicionamentos são estabilizados e permanentes.
Como este tema também é interessante, eu já coloquei em minha planilha de pautas para falar sobre isso em breve, mas neste, vamos pular este tema e focar na questão principal tempo.
Este domínio foi adquirido em novembro de 2013 a publicação do site foi em dezembro de 2013. Para comprovar a veracidade das informações vou lhes apresentar a data de criação do domínio que coincide com a publicação do site e do início dos posicionamentos.
Concorrência
Neste mercado, nós concorremos com alguns “HITS” (chamo assim, líderes de mercado) que já faziam SEO e o principal concorrente, na época, já tinha o domínio desde 1996 conforme imagem abaixo. E assim como este projeto, tivemos diversos, mais de 20 projetos que obtiveram sucesso em velocidades maiores e menores, mas podemos concluir com convicção que o tempo de domínio não possui influência nos posicionamentos orgânicos do Google.
Tempo de Página Influência em SEO?
Para causar um contraste com nossa questão acima, e para que possamos abrir os olhos para a intenção do usuário. O tempo de página, esse sim, influência em SEO. Sem “mimimi” vamos falar onde realmente o tempo tem impacto nos posicionamentos, e também, as possíveis variações temporais, notícias hots, intenção de pesquisa, autoridade de domínio, autoridade sobre o tema, entre diversas outras.
Quero falar primeiramente sobre as notícias hots, ou seja, conteúdo (páginas) recentes, que, o que realmente importa é aquela notícia quentinha, aquela que acabou de ser publicada, literalmente conteúdos temporais.
Veja no exemplo abaixo, que o primeiro resultado em notícias apresentado pelo Google na pesquisa por “Bruna Marquezine” fazia apenas 2 horas que fora publicado e todos resultados abaixo, seguem em horários ou datas mais antigas. Esse exemplo que dei não é uma regra de fato, pode existir uma notícia um pouco mais antiga (coisa de 2 ou 3 dias no máximo) que podem ter um melhor posicionamento, mas nestes casos, são questões de autoridade de domínio ou tema – Ou seja, podem haver variações e interferências de outros fatores.
Vamos embaraçar um pouco mais as informações, mas quero que você preste bastante atenção e de máxima importância na intenção do usuário. Essa é uma dica que você deve levar para sempre!
Em 2012 eu trabalhava em uma agência e escrevia artigos sobre SEO, desenvolvi cinco conteúdos sobre sitemaps. Criei um conteúdo completo sobre sitemap e desmembrei mais 4 artigos sobre sitemap.xml de imagens, artigos, vídeos e mobile.
No exemplo que que você vê na imagem abaixo, minha pesquisa no Google foi por “Sitemap.xml de imagens”. Veja só os resultados que o Google apresentou:
Note que o conteúdo que eu desenvolvi, foi publicado em 20 de novembro de 2012 e este conteúdo só está abaixo do próprio suporte do Google.
Como estes conteúdos foram desenvolvidos por mim, tomei a liberdade de reescreve-los no blog da Agência 3xceler. Note que uma das imagens bem posicionadas da referência ao conteúdo publicado na 3xceler. Referente ao tempo eu dei um destaque para um artigo que foi publicado em 16 de dezembro de 2015.
Analisando estes resultados, quero destacar que, o que realmente fez o posicionamento mais antigo estar melhor posicionado é a intenção da pesquisa. Note que o quarto posicionamento orgânico, foi publicado em dezembro de 2015, logo, você poderia concluir que páginas mais antigas realmente possuem um favorecimento no posicionamento orgânico.
Se você realmente pensou isso, posso garantir que esta, seria uma conclusão errônea. O conteúdo mais antigo só possui um melhor posicionamento, porque apresenta um conteúdo que corresponde exatamente pela minha pesquisa – Sitemap.xml de imagens. Prevalece novamente, e com uma importância maior, o fator de intenção de pesquisa.
Antes de analisarmos os resultados pela pesquisa “tudo sobre sitempa.xml”, quero destacar algumas observações. Como havia dito, desenvolvi este conteúdo em 2012 em outro domínio (conteúdo original) e em 2013, quase um ano depois, reescrevi este mesmo conteúdo em nosso blog.
Observe que o resultado de nosso domínio é apresentado na primeira página do Google, na frente do conteúdo original que fora publicado com 1 ano de antecedência. Para não haver dúvidas nesta análise, eu destaco abaixo, o conteúdo original que apresenta praticamente o mesmo título, uma descrição igual a minha e um conteúdo praticamente igual.
Observe também, que existem resultados acima e abaixo de nosso posicionamento, e que estes possuem datas mais antigas e mais novas que a nossa – Conclusão – Temos mais um indício, que para este caso, o tempo de página não tem influência, mas ressalto novamente que essa não é uma regra absoluta.
Conclusão
Sobre o tempo de domínio, podemos concluir sem sobras de dúvidas, que ele realmente não tem influência alguma no posicionamento orgânico e que nosso amigo Mueller não estava mentindo em sua resposta no Twitter. A final, se isso realmente tivesse algum peso considerável em ranqueamento, as empresas mais antigas, sempre teriam melhores resultados. E ser mais velho, não quer dizer que possui ou oferece o melhor conteúdo, produto ou serviço. Concordam?
Acredite, o Google pensa da mesma maneira que esta conclusão acima, e o que realmente importa, é o melhor resultado de acordo com a intenção da pesquisa do usuário. Não vou entrar em detalhes neste tema (que é bem interessante e vale muito apena estudar e analisar) mas em um momento oportuno publicarei um estudo sobre intensão de pesquisa e o quanto ela é importante para os posicionamentos orgânicos do Google.
Já no caso do tempo de página, esse sim tem certa influência nos resultados da SERPs. A grande questão que você precisa entender é quando que o tempo pode ser importante para uma pesquisa ou não, a ponto de influenciar os resultados. Eu trouxe apenas dois exemplos para exemplificar meu ponto de vista e acredito que posso ter esclarecido as principais dúvidas.