• Ferramenta Remover URL’s Search Console
Ferramenta Remover URL’s Search Console
Antes de iniciarmos qualquer instrução sobre como utilizar esta ferramenta, é necessário alertar que você só deve utiliza-la, tendo a certeza da real necessidade. Com a ferramenta Remover URLs do Search Console, você pode remover temporariamente por 90 dias a exibição das páginas de seu site nos resultados do Google.
Para usar esta ferramenta, é necessário que você confirme a propriedade no Search Console. Após realizar a solicitação, sua página é removida imediatamente (na grande maioria das vezes), mas em alguns casos detectamos um deley de até 3 horas. Após o perído de 90 dias suas páginas que foram removidas, voltam a ser indexadas novamente.
Outra coisa que muita gente confunde é que esta ferramenta não fará com que o Google não a rastreie, apenas que não apresente tal página em seus resultados de pesquisa.
Como utilizar
- Acesse o Google Search Console e realize o login em sua conta e selecione o site no qual precisa remover algumas URL’s e vá até o menu lateral Índice do Google, em seguida clique no menu Remover URL;
- Assim que abrir a tela, você deve clicar no botão Ocultar Temporariamente, que abrirá um box para inserir a URL que deva ser removida. Você deve sempre iniciar com “/”, conforme exemplo abaixo:
Após inserir a referida URL e clicar em continuar você terá algumas opções para dar continuidade, vamos detalhar cada uma das opções:
Ocultar temporariamente a página dos resultados da pesquisa e removê-la do cache: impede que a página apareça nos resultados da Pesquisa Google por cerca de 90 dias e limpa as cópias da página e do snippet armazenadas em cache. Após esse período, a página poderá retornar aos resultados da pesquisa. O Google rastreará novamente a página e atualizará o cache e o snippet dela durante o período de bloqueio, mas não os exibirá até que o bloqueio expire.
Remover a página do cache apenas: limpa a página e o snippet armazenados em cache, mas não remove a página dos resultados da pesquisa. O Google atualizará o cache e o snippet da página.
Ocultar diretório temporariamente: oculta um diretório inteiro dos resultados da pesquisa por cerca de 90 dias e limpa as páginas e os snippets armazenados em cache referentes a todas as páginas do diretório especificado. Após esse período, o diretório poderá aparecer novamente nos resultados da pesquisa. O Google rastreará novamente as páginas e atualizará os caches e snippets dela durante o período de bloqueio.
Para cancelar o bloqueio de URL
Caso você precise cancelar o bloqueio, basta acessar a página de status da ferramenta e clique em Reincluir, ao lado da solicitação aceita. O processamento da reinclusão pode levar alguns dias, mas normalmente leva algumas horas.
Como remover Permanentemente
Conforme citei acima, a ferramenta Remover URLs do Search Console, tem efeito apenas temporário. Para remover uma URL de forma permanente, será necessário fazer outras atividades.
• Certifique-se que a página tenha sido removida de seu servidor e que está página retorne um erro 404 (não encontrado), 410 (desaparecido) ou que tenha sido redirecionada com 301 (redirecionamento permanente) ou 302 (redirecionamento temporário) para uma outra página. Vale ressaltar que o redirecionamento 302, se aplicado por um período longo, o Google pode interpreta-lo como permanente.
• Bloquei o acesso a URL via htaccess ou indique ao google que a página não deve ser indexada via robots ou inserindo o código de bloqueio de rastraamento na página.
Maneiras erradas
A ferramenta de remoção de URLs foi criada como um primeiro passo para o bloqueio urgente de conteúdo que, por exemplo, contém dados confidenciais expostos por acidente. Usar a ferramenta para outros fins pode causar problemas para o site.
- Não use a ferramenta para tirar o site do ar após ele ter sido invadido. Caso o site tenha sido invadido e você desejar retirar os URLs nocivos que foram indexados, use a ferramenta de bloqueio de URL para bloquear qualquer novo URL criado pelo hacker (por exemplo, http://www.example.com/buy-cheap-cialis-skq3w598.html). Não é recomendável bloquear todo o site ou bloquear URLs que você desejar indexar eventualmente. Em vez disso, limpe o que foi invadido e permita um novo rastreamento do seu site. Mais informações sobre como lidar com um site invadido.
- Não use a ferramenta para corrigir erros de rastreamento de sua conta do Search Console. A ferramenta de bloqueio remove URLs dos resultados da pesquisa do Google e não de sua conta do Search Console. Você não precisa remover manualmente os URLs desse relatório, já que eles serão descartados de forma natural ao longo do tempo.
- Não use a ferramenta para limpar itens indesejados como páginas antigas que resultam em um erro 404. Se você tiver feito alterações recentes no site e agora houver alguns URLs desatualizados no índice, os rastreadores do Google verão isso ao rastrear seus URLs novamente, e essas páginas sairão dos resultados de pesquisa de forma natural. Não há necessidade de solicitar uma atualização urgente.
- Não use a ferramenta para “começar do zero” com o site. Caso você esteja preocupado com a possibilidade de o site ter uma ação manual ou deseje começar com uma barreira limpa após comprar um domínio de outra pessoa, recomendamos que você preencha um pedido de reconsideração, informando-nos sobre sua preocupação e o que foi alterado.
- Não use a ferramenta para indexar a “versão” correta do site. Muitos sites disponibilizam os mesmos arquivos ou conteúdo HTML por meio de diferentes URLs. Se você fizer isso, e não desejar que duplicatas apareçam nos resultados de pesquisa, revise nossos métodos recomendados de canonicalização. Não use a ferramenta de URL para bloquear os URLs que não deseja ver nos resultados de pesquisa. Isso não manterá sua versão favorita de uma página. Em vez disso, será possível que todas as versões (http/https e www/sem www) de um URL sejam removidas.