Tendências em comunicação para o novo ano – Parte 1

Tendências em comunicação para o novo ano – Parte 1

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Em geral, o ano de 2017 foi considerado positivo, especialmente para as pequenas e médias empresas que souberam investir em marketing digital estrategicamente. O surgimento de novas mídias e tecnologias é uma constante nesse meio e, de tempos em tempos, qualquer empresa precisa se atualizar e estar atenta ao que surge de novo.

Por isso, para criar um diálogo construtivo com os clientes, é fundamental que as marcas estejam atentas às principais tendências em comunicação para 2018. Confira algumas delas a seguir:

Agências especializadas

Muitas empresas, especialmente as de maior porte, contam com um departamento de marketing ou comunicação interno. No entanto, nem todas as organizações conseguem manter essa estrutura. Por isso, as agências especializadas em comunicação contam com profissionais qualificados e estão cada vez mais segmentadas.

Criação e otimização de sites, administração de redes sociais, produção de conteúdo para plataformas diversas, criação de anúncios digitais, assessoria de imprensa e design são alguns dos serviços que esse tipo de empresa oferece. As agências analisam a situação de cada empresa e do mercado em que estão inseridas (público-alvo e concorrência), diagnosticando problemas e recomendando as soluções mais indicadas em comunicação. Contar com esse tipo de serviço é um meio de conferir maior credibilidade às empresas e, consequentemente, obter melhores resultados.

Acessibilidade via mobile

Em 2017, as pesquisas de marketing e comportamento do consumidor começaram a indicar que a maior parte dos acessos à internet passou a partir dos dispositivos móveis, em comparação com o computador tradicional. A popularização do smartphone permite que as pessoas acessem sites diversos, mantenham-se informadas, interajam em redes sociais e realizem pesquisas a qualquer hora e lugar.

As empresas cuja participação na web ainda não esteja adaptada a esse tipo de dispositivo estão perdendo para a concorrência. Design responsivo, velocidade de resposta adequada e fácil navegabilidade no mobile são diferenciais importantes que conquistam clientes. Não se atentar a esse novo cenário é ficar para trás e perder um público valioso.

Otimização SEO

Por falar em impactar o público e melhorar a visibilidade das empresas no meio digital, as atividades de SEO (Search Engine Optimization) seguem em alta. O SEO é um conjunto de estratégias que otimizam os conteúdos e a estrutura geral do site para que obtenha melhores posições no ranqueamento orgânico dos sites de busca, como o Google.

Essas posições de destaque atraem um público maior, por deixarem a concorrência para trás. Títulos e descrições relevantes, conteúdos originais e de qualidade, links internos e externos, imagens, vídeos, uso de palavras-chave, correção de links quebrados e facilidade de navegação são alguns dos itens avaliados pelos mecanismos de busca. As empresas que otimizarem cada um desses aspectos em seus sites conseguirão uma visibilidade maior.

Criação de Sites Responsivos