Tipos de conteúdo para redes sociais

Tipos de conteúdo para redes sociais

Tipos de conteúdo para redes sociais

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As redes sociais adquiriram uma importância enorme para o comércio, tornando-se uma mídia alternativa aos meios convencionais. Repletas de vantagens, as redes permitem alta segmentação, comunicação direta com o público, e é nelas que as pessoas passam boa parte de seu tempo online. Hoje em dia, há profissionais especializados em administrar páginas corporativas em mídias sociais. Contudo, é preciso saber identificar quais redes sociais são mais utilizadas pelo público-alvo e que tipo de conteúdo é apropriado para esse meio. Confira algumas dicas:

Entretenimento e Informação

As pessoas acessam as redes sociais de diversos locais, com diferentes dispositivos, a qualquer hora do dia. O principal objetivo para as pessoas visitarem esses sites é a busca por entretenimento e um pouco de informação. Por isso, é importante que os conteúdos abordados sejam mais diretos, objetivos, concisos, leves e um pouco mais informais. Deixe textos mais complexos e extensos para os sites, newsletters e e-mail marketing. Compreenda que imagens e vídeos são os formatos que mais atraem a atenção das pessoas.

Interatividade

As redes sociais oferecem diferentes opções de engajamento, como curtidas, compartilhamentos, comentários, e retweets (no caso do Twitter). Esse tipo de ação serve como uma métrica para avaliar a qualidade do conteúdo e receber feedback. Por isso, além de entreter, divertir ou informar, é interessante provocar o usuário e estimulá-lo a interagir com a marca. Esse tipo de “conversa” tende a fixar mais a marca na mente do público. Por isso, a dica é investir nos assuntos do momento, especialmente nos memes – que têm se popularizado consideravelmente.

No entanto, nem toda marca tem perfil para apostar no humor. Além disso, o que agrada alguns usuários pode soar agressivo para outros. Por isso, procure conhecer profundamente o seu target e evite polêmicas.

Call to Action

Quando se trata de páginas de empresas nas redes sociais, não podemos nos esquecer de que esse tipo de publicação faz parte do projeto de comunicação da empresa. Por isso, é preciso sempre levar em consideração os objetivos de marketing e de comunicação, e não apenas “postar por postar”.

Para promover vendas ou divulgar a marca, é importante estabelecer links que conduzam o usuário do post para o site da empresa ou um hotsite específico, onde pode obter mais informações. Com uma mensagem persuasiva, é possível estimular o usuário a acessar o link, especialmente divulgando os principais atributos da marca, vantagens do produto, descontos, promoções especiais, lançamentos, novidades, entre outros.

Equilíbrio

Embora esse conteúdo mais comercial seja importante, não é por causa dele que as pessoas estão nas redes sociais. Por isso, é preciso publicar esse tipo de post com moderação, preferencialmente intercalando-o com posts mais voltados para o entretenimento.

É preciso manter o público interessado, sem se tornar cansativo. Invista em relacionamentos duradouros, conheça as pessoas que visitam sua página, responda aos seus comentários e estimule o engajamento. Dessa forma, as redes sociais adquirem o poder de transformar clientes em potencial em consumidores assíduos.

Criação de Sites Responsivos