• Estratégias para Marketing de Conteúdo – Parte 2
Estratégias para Marketing de Conteúdo – Parte 2
Em nosso último artigo, começamos a ver que uma das principais tendências atuais em comunicação é divulgar uma empresa ou seus produtos, atraindo o público por meio de conteúdo interessante, numa combinação de informação com entretenimento. Essa estratégia – o Marketing de Conteúdo – é bastante benéfica, inclusive para as pequenas e médias empresas, que não possuem tanta verba disponível para investir nos meios de comunicação de massa. Neste artigo, vamos continuar a ver algumas dicas para implementar essa estratégia.
Promover eventos
Como citamos no último artigo, a grande vantagem das empresas de menor porte sobre as maiores é a capacidade de construir um relacionamento de mais proximidade com o público. Promover um evento, claro que com orçamento controlado, pode ser bastante útil para promover a marca e seus produtos. Feiras, exposições, competições e demonstrações são algumas das possibilidades. Não se esqueça de divulgar bem o evento nas redes sociais, ou mesmo em material impresso que pode ser distribuído nos arredores.
Mensurar ações
Tão importante quanto pensar nas estratégias de conteúdo que podem alavancar a empresa, construir relacionamentos e conferir mais credibilidade à marca, é conferir o resultado dessas ações. As métricas na internet são facilmente mensuráveis para que se possa perceber quais são as ações que foram mais bem recebidas pelo público e quais precisam de ajustes. Essa constante otimização levará a melhores resultados futuramente.
Definir objetivos
Como em qualquer tipo de campanha, as ações de marketing de conteúdo precisam de objetivos mercadológicos e comunicacionais bem definidos. Atingir X pessoas, aumentar a quantidade de itens vendidos em X% em um mês, ou tornar os diferenciais da marca mais conhecidos são alguns dos exemplos de metas que devem nortear a estratégia. O ideal é que essas metas possam ser quantificadas e tenham prazos definidos.
Segmentar o público
Fica muito mais fácil pensar nas ações que serão implementadas, nos brindes que serão distribuídos ou no estilo de linguagem que será adotado na comunicação quando se tem uma persona em mente. Essa persona é uma definição clara do público-alvo, levando em consideração todas as segmentações possíveis, como localização geográfica, renda, escolaridade, faixa etária, gênero, estilo de vida, hábitos, preferências, desejos e necessidades. Na internet, as ferramentas de segmentação também são bastante específicas e permitem que se atinja públicos bem delimitados, o que é ótimo, inclusive para disparos de newsletters e e-mail marketing.
Ser criativo
Independentemente da estratégia adotada para implementar o marketing de conteúdo, é preciso ter em mente que, além da divulgação comercial, é preciso informar, entreter e atrair o público, oferecendo algo em troca de sua atenção. Isso requer originalidade e criatividade para impactar as pessoas. Dê asas à imaginação, experimente e arrisque. O importante é levar conteúdo ao cliente para despertar seu interesse.