Utilizando a Latent Semantic Indexing (LSI)

Utilizando a Latent Semantic Indexing (LSI)

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Antigamente (ok nem tanto, o Google só tem 18 anos e ainda está caminhando para a fase adulta). O site de busca deles buscava somente palavra-chave desconsiderando o uso da semântica e claro, o contexto, que elas estavam. Se você pesquisava, por exemplo, o termo “pedra bonita" com a intenção de saber sobre "Pedra Bonita, no Rio de Janeiro", o Google poderia sugerir resultados não tão precisos.

Se você tinha a intenção de posicionar determinada páagina com um termo/palavra-chave específico bastava apenas repetir várias vezes no texto e pronto. Hoje, com a evolução do Google, através de seu algoritmo, este tipo de “técnica” passou a ser se penalizado, porém algumas vezes funciona, afinal o Google ainda é uma máquina, não é?.

Afinal o que são LSI?

As LSI são palavras-chave semânticas (Latent Semantic Indexing), ou seja, palavras relacionadas à uma palavra-chave principal do conteúdo. Para exemplificar, vamos usar a palavra Bolsa (palavra principal) > Bolsa feminina preta e de couro (palavras semânticas).

O Algoritmo do Google, tenta utilizar essa proximidade semântica para conseguir entender do que se trata o conteúdo de um site, a fim de trazer o resultado mais relevante. O fator semântico é o  que  determina  a informação que estará escrita em uma página e é através dele, que o motor de busca define se o que o usuário está pesquisando é sobre pedra bonita (lugar) ou pedra bonita (adjetivo).

Entendendo o LSI Keywords

Mas como o Google consegue entender sua intenção de busca, quando é pesquisado uma  informação mais genérica?

Suponhamos que você pesquise no Google por “pena”, os resultados trazidos podem ser sobre ‘pena de pássaro’, termos como ‘vale a pena’, pena (resultado de julgamento). Algumas buscas genéricas tendem a trazer resultados mais pesquisados. É assim que o Googe tenta trazer resultados mais importantes para uma pesquisa especifica desse tipo.

Ao realizar uma pesquisa mais definida como  "Qual  é a pena para latrocínio"? A reposta para esta pesquisa em questão será mais  mais específica, uma vez que o Google irá entender que sua busca refere-se a algo do campo jurídico,

Por isso é importante focar em termos/palavras-chave de Cauda Longa. Quanto mais específica uma pesquisa é, maior é a chance do resultado ser certeiro.

Encontrando as LSI para meu negócio

Para encontrar as palavras-chave de LSI podemos utilizar ferramentas de pesquisa, como o planejador de palavras chaves do Google:

planejador

Repare que os primeiros resultados que recebemos são referentes  aos que tem mais relevância e relacionados a pesquisa realizada. Outra forma de encontrar palavras LSI é através das sugestões do Google, como:

suggest 2

Outra ferramenta para encontrar esses termos de cauda longa é a LSI Graph. Basta inserir a palavra que deseja e uma série de sugestões aparecerão. (ferramenta em inglês)

Utilizando as LSI Keywords em seu conteúdo textual

Suponhamos que você possua uma loja virtual de venda de bolsas e você precise escrever um texto para a categoria “bolsa clutch”. O título da página seria: Bolsa Clutch. Já vimos anteriormente, que palavras genéricas podem trazer resultados menos precisos. O foco então é ser encontrado por pessoas que desejam comprar Bolsas clutch. Então pela pesquisa realizada, podemos utilizar os seguintes termos nos conteúdo do texto:

"bolsa clutch comprar"

"bolsa clutch barata"

"bolsa clutch como usar"

"bolsa clutch como fazer"

Será necessário trabalhar palavras chave no contexto como as de cima. Os locais ideais para inserirmos são os seguintes:

  • Título
  • Descrição
  • URL
  • Texto âncora
  • Imagens
  • Primeiro parágrafo
  • Meio do texto
  • Último parágrafo
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