• 4 elementos-chave da metodologia de Inbound Marketing
4 elementos-chave da metodologia de Inbound Marketing
Variando dos métodos tradicionais de marketing de compra e de anúncios pagos, usando listas de e-mail à espera de leads o inbound marketing centra-se na criação de conteúdo de qualidade que puxa o seu cliente ideal para a sua empresa e produto.
Ao alinhar o conteúdo que publicar com os interesses do seu cliente, você naturalmente atrair tráfego de entrada que você pode converter, fechar e manter ao longo do tempo. Você pode pensar em inbound marketing como uma estratégia para se conectar com potenciais clientes, fornecendo materiais e experiências que eles acham útil.
Usando diferentes mídias, incluindo blogs, redes sociais e outros meios como eBooks, os comerciantes podem entreter e informar seus potenciais clientes com o conteúdo que eles já estão procurando.
Aqui está uma visão geral dos elementos-chave de uma abordagem de marketing de entrada.
Estratégia de inbound
De acordo com a metodologia documentada, inbound marketing é geralmente dividido em quatro seções:
- Fechar
- Atrair
- Converter
- Prazer
O Hubspot explica a abordagem da seguinte forma:
“Ao longo do topo estão as quatro ações empresas inbound devem tomar para obter visitantes, clientes potenciais, e promotores. Ao longo da parte inferior estão as ferramentas que as empresas usam para realizar essas ações.
Note que as ferramentas estão listadas sob a ação onde elas entram em jogo, mas esse não é o único lugar onde elas são aplicáveis. Várias ferramentas, como e-mail, podem ser essenciais em várias etapas da metodologia de entrada.”
Atrair
O primeiro passo na metodologia de entrada é “Atrair”.
Você não quer leads não qualificados enviados para o seu site, você quer tráfego de qualidade, as pessoas que são mais propensas a converter e ser um cliente feliz que dá retorno.
Exemplos de ferramentas importantes utilizadas para atrair clientes qualificados para o seu site são:
- Ofertas grátis
- E-Book
- Blog
- Marketing de mídia social
- Download grátis
- SEO
Converter
Depois de atrair os clientes certos para o seu site, o próximo passo é obter suas informações e convertê-los. No mínimo, você vai querer um endereço de e-mail, afinal, as informações de contato de uma pessoa é a moeda mais valiosa que existe para um negócio, certo?
Exemplos de ferramentas importantes na conversão de visitantes para leads são:
- Página de destino
- Call to action
- Formulários
- Base de dados
Fechar
Você atraiu os visitantes certos e converteu os leads corretos, agora só precisa fechar e terás um cliente. Você sabia que existem ferramentas lá fora para ajudá-lo a certificar-se de que está fechando direito e no momento certo?
- CRMS
- Emails
- Automação de Marketing
Satisfação
De acordo com inbound marketing, cada empresa deve continuar a satisfazer seus clientes, mesmo depois que eles se tornarem um cliente. Continue prestando um serviço excepcional e prazeroso para que seus clientes atuais se tornem seus promotores.
Exemplos de ferramentas importantes para encantar seus clientes:
- Chamadas de acompanhamento
- Monitoramento Social através de Mídias Sociais
- Pesquisas
- E-mails de acompanhamento