4 tendências do Google Marketing Next

4 tendências do Google Marketing Next

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O Google Marketing Next, evento de publicidade e varejo realizado pelo Google, reuniu alguns líderes da indústria para discutir as principais tendências para o futuro do marketing. O cenário atual do setor engloba consumidores com expectativas cada vez mais altas, inovações em tecnologia e machine learning, somados à alta quantidade de informações a que as empresas têm acesso.

Essas ferramentas ajudam a entender melhor a jornada de pesquisas e decisão de compra do consumidor, levantando os pontos de contato que as marcas têm com seus públicos. Cada um desses pontos deve ser encarado como uma oportunidade de impactá-los. Para otimizar esse processo, o Google Marketing Next divulgou quatro insights:

Novas tecnologias a serviço do público

Qualquer profissional de marketing sabe do dinamismo do setor, especialmente por conta das atualizações tecnológicas que ocorrem a todo instante. Qualquer novidade perdida pode significar prejuízo perante a concorrência.

Sem dúvidas, uma tecnologia que impactou demasiadamente a jornada de compra do consumidor foi a popularização do mobile. As pessoas estão cada vez mais utilizando smartphones para pesquisar produtos, comparar preços e obter informações. Sua forma de utilização também tem mudado. Por exemplo, 20% das pesquisas realizadas pelo Google App ocorrem por meio de comandos de voz. A tecnologia deve promover interações úteis e práticas.

Eficiência no Mobile

A popularização do mobile leva muitas empresas a adaptarem suas páginas a este formato. Estar presente nele, entretanto, não é suficiente. É preciso que as páginas sejam eficientes para ajudar o consumidor no momento e local em que ele estiver.

Um dado relevante mostra que para cada segundo que a página mobile demora a carregar, a taxa de conversão é reduzida em 20%. Ou seja, além de um design atraente, é necessário que o tempo para carregar o site seja curto. Para acelerar a jornada de compra, o Google analisou 900.000 landing pages mobile de 126 países e lançou o projeto Accelerated Mobile Pages (AMP) Project. A empresa procura agora direcionar o tráfego de anúncios de Search para landing pages AMP.

Integração On-line e Off-line

Na atualidade, os meios pelos quais os consumidores entram em contato com as marcas são muito diversificados e nada lineares. Ferramentas de mensuração auxiliam as empresas a identificarem quais são os caminhos percorridos por seus públicos e quais canais são mais relevantes nesse trajeto. Além de disponibilizar contato em diferentes meios, as empresas devem integrá-los, unindo o mundo físico e o digital – uma estratégia denominada Omnichannel.

A tecnologia de mapeamento e o machine learning são ferramentas que permitem medir com exatidão o tráfego, analisar os investimentos em marketing e obter insights para promover melhorias nos anúncios.

Publicidade Personalizada

A tecnologia e a grande quantidade de informações que as empresas obtêm sobre seu público permitem que as mensagens publicitárias sejam cada vez mais customizadas para atender às necessidades dos clientes na hora exata.

Essas exigências aumentam a importância do planejamento de mídia no sucesso das campanhas. Para auxiliar essa fase de planejamento, o Double Click Manager foi otimizado, utilizando o machine learning para avaliar campanhas anteriores e fazer recomendações de inventário e segmentações.

Os insights abordados pelo Google são meios de garantir que as empresas sejam capazes de superar as expectativas do consumidor. Em marketing, não há fórmulas prontas, mas é preciso estar sempre atento ao mercado e às novas formas de impactar o público, por meio da criação de experiências relevantes.

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