5 maneiras de como sua estratégia de merchandising pode afetar o SEO

5 maneiras de como sua estratégia de merchandising pode afetar o SEO

bg

Como sua estratégia de merchandising afeta o SEO? Ao otimizar um site de e-commerce para o desempenho em SEO, é possível notar, muitas vezes, que o produto vendido geralmente não é um ponto focal na discussão de SEO. Afinal, as recomendações de SEO não são necessariamente baseadas no mix de produtos de uma marca, mas sim numa estratégia desenvolvida com base nas necessidades holísticas do site.

Embora seja importante entender o produto e como ele está posicionado no mercado (produto de luxo, produto de corriqueiro ou algo mais), está é a parte a qual normalmente a conversa termina. 

Muitas vezes, as estratégias de SEO possuem ligação diretamente com os gerentes de marketing, e por isso, há geralmente pouca discussão em torno da estratégia de merchandising e como ela pode afetar SEO.

Abaixo estão cinco cenários comuns, mas negligenciados, que detalham a importância de comunicar sua estratégia de merchandising com o SEO.

Problemas de inventário e críticas negativas

O que a gestão de inventário tem a ver com o SEO? Muito.

Embora eu acho que é seguro dizer que a maioria das marcas usam um sistema de inventário ao vivo, o que significa que o estoque de status é atualizado em tempo real, algumas empresas ainda não adotaram esta tecnologia. E por essa razão, o cumprimento do pedido pode se tornar um verdadeiro desafio.

Uma consequência de ter gerido estoque vago é a falta da mercadoria. Embora este seja, sem dúvida, um grande problema, pode não parecer um que afeta o SEO.

Essencialmente, encomendas que não podem ser cumpridas terão de ser reembolsados em tempo hábil. Embora isso possa não parecer uma ofensa criminal, dizendo a alguém que a camisola pedida para o Natal não vai chegar em tempo hábil, é ruim, especialmente se esta é a sua primeira interação com a marca.

Alguns clientes podem dar voz a sua preocupação, e outros muitos provavelmente vão levar suas queixas as mídias sociais, além dos sites de reclamações. O que antes era um problema com o cumprimento tornou-se agora uma questão de pleno direito de gestão de reputação, ruim para o SEO.

Produtos fora de estoque e marcação de esquema

Talvez sua marca tenha implementado a marcação de esquema de “estoque” que permite exibir se os produtos estão em estoque ou em falta diretamente no SERPs. Este acessório pouco dá informações aos consumidores, sem nunca interagir com sua página de destino.

Voltando à discussão de gerenciamento de inventário, o problema real começa quando os produtos que estão frequentemente saindo de estoque e não estão sendo atualizados no status de estoque no back-end conforme eles são reabastecidos. Isso pode resultar em mensagens “em falta no estoque” incorretas aparecendo no SERPs.

Variantes do produto & tags canônicos

Um problema comum que muitos sites enfrentam é a confusão de URL (ou seja, vários produtos ou páginas competindo uns contra os outros no SERPs). No caso de muitos sites de e-commerce, estes são muitas vezes produtos idênticos, mas diferem em cores. Uma maneira fácil de atenuar esse problema é usar amostras de cores em cada página e garantir que, quando uma cor é selecionada, ela não gere um parâmetro dinâmico na URL.

As amostras de cores permitem que os consumidores vejam todas as variantes de um produto, e uma vez que apenas um URL é criado, você reduz a chance de conteúdo duplicado.

Vendas sem fim

Se sua marca está no ramo de luxo ou da pechincha, você compreende o poder de uma boa promoção. As vendas geram uma sensação de urgência que atrai os consumidores a comprar agora.

Com muitos varejistas tentando tirar proveito de feriados não oficiais (pense “dia nacional do sorvete”) é fácil ter um excesso de zelo com seu calendário promocional.

Executar promoções com demasiada frequência pode fazer com que os consumidores se tornem imunes à sua mensagem e sintonizá-lo. Ao invés de tirar seus cartões de crédito, os consumidores são mais propensos a debater a necessidade da compra e até mesmo atrasar a venda se eles sabem que podem esperar outra data em poucas semanas.

As implicações SEO disto podem ser feitas na forma de menor ticket médio da ordem, que se traduz em diminuição da receita. Não só isso vai baratear a imagem de sua marca, mas coloca a marca em um local onde os consumidores não veem mais o valor em pagar o preço total.

Sua marca não é exclusiva

Trabalhar com revendedores é uma ótima maneira de ganhar exposição para a sua marca. Se estiver trabalhando com um grande revendedor, pode não ter muito a dizer em termos de quais produtos eles vão ter em estoque. Na verdade, eles podem lhe dar um ultimato a respeito de quais produtos eles precisam que estejam em seu estoque se quiser fazer parte ter estes produtos em sua loja.

É importante gerenciar esses relacionamentos enquanto ainda mantém algum nível de exclusividade sobre seus produtos.

Para continuar a aumentar as vendas em seu site, você precisará convencer os consumidores do porquê eles devem continuar fazendo as compras direto contigo. Isso pode ser difícil, uma vez que os revendedores possuem uma política de retorno mais favorável. No entanto, ter um punhado de produtos que só podem ser comprados exclusivamente através de seu site irá atrair os consumidores, além de auxiliar na estratégia de SEO.

Se você notou uma tendência de baixa na receita orgânica ou uma diminuição em outras métricas, vale a pena reexaminar sua estratégia de merchandising e identificar qualquer percalço. O objetivo aqui não é mudar sua estratégia de merchandising para ser 100% de SEO aprovado, mas sim manter um diálogo aberto com sua equipe de SEO para que eles estejam cientes da situação atual e poderem criar uma estratégia informada.

Dando transparência a equipe de SEO em seu processo de trabalho e desenvolvimento das estratégias, e até mesmo como seus relacionamentos com os afiliados são gerenciados, pode acabar lhe poupando tempo e dinheiro no longo prazo.

Criação de Sites Responsivos