5 recursos do Google Trends para aumentar resultados

5 recursos do Google Trends para aumentar resultados

5 recursos do Google Trends para aumentar resultados

bg

Uma das forças do marketing digital reside nas ferramentas à disposição para potencializar os resultados de uma campanha de marketing e performance, no entanto, tanto quanto tê-las, é importante saber como usá-las, para não perder sua capacidade de aumentar os resultados. Neste artigo falaremos do Google Trends e de 5 recursos para potencializar os resultados de uma campanha de marketing digital.

O Trends é uma plataforma do Google que permite qualquer pessoa descubrir os assuntos “em alta” na internet, a partir de uma simples busca.

O Google Trends mostra uma estimativa de popularidade da palavra-chave

De forma geral, os profissionais costumam achar que uma palavra-chave de qualidade é aquela que possui um alto volume de busca, porém, isso não é sempre verdadeiro e um dos recursos do Trends é ajudar a entender porquê.

Claro, a dá um parâmetro sobre a popularidade do termo, mas não exatamente por causa de quantas vezes ela foi buscada e, sim, por conta de um índice de popularidade, em uma escala que vai de 0 a 100.

Por exemplo:

Se eu pesquisar “sapatos masculinos”, que é uma segmentação do termo mais amplo “sapatos”, surge um gráfico com baixos níveis de busca e também com picos durante um determinado período.

Assim sendo, em determinado mês, o gráfico aponta 100 na escala de popularidade do termo, o que pode fazer você pensar que a palavra-chave buscada está muito bem, mas não é bem assim que funciona e, exatamente, por isso, que o Google Trends é melhor.

Entenda, a ferramenta leva em consideração a comparação de termos, olhando as formas mais amplas, como “sapatos” sozinha, o que daria outro resultado.

O termo mais buscado em uma pesquisa no Google é quase sempre o termo mais amplo, assim sendo, teríamos “sapatos masculinos” com índice de popularidade 1, enquanto “sapatos” com 100.

Comparações entre os termos

Com o Trends é possível fazer uma comparação entre palavras-chave para entender os níveis de popularidade entre elas.

Ao fazer isso, um gráfico bem intuitivo e cheio de informações interessantes será exibido.

A grande vantagem é que o Google Trends sobre os demais é fornecer informações com o entendimento sobre porque é assim e não jogando apenas os dados na sua cara.

Por exemplo:

Em uma pesquisa comparando as palavras-chave “filmes de terror”, “filmes de comédia”, “filmes de ação”, “filmes de aventura”, “filmes de drama”. Depois fazemos uma seleção sobre esse ano, “2017”.

O Trends dará uma resposta nítida, mostrando quais desses gêneros dentro da categoria filmes, atraiu mais interesse dos usuários em 2017

Sazonalidade

Na comparação entre termos, o Trends auxilia na escolha um intervalo de tempo, ao qual essas palavras-chave, devem ser analisadas. Tal intervalo pode ser feito entre os meses, anos, semanas, dias e, impressionantemente, horas.

Com isso as informações ficam dados são mais relevantes dentro da sazonalidade da palavra-chave ou assunto relacionado a ela.

Regionalidade

SEO local é muito auxiliado por isso.

O Trends também permite que você tenha a informação sobre a segmentação de interesse por região, ou seja, é possível entender se o termo X é mais popular na região Y ou Z, fazendo com que fique mais simples posicionar sua estratégia de SEO local e também sua campanha de marketing digital.

Desbravando palavras-chave

Um excelente recurso no processo de campanhas digitais é a descoberta de novas palavras-chave.

Em uma sessão separada, você encontrará um menu nomeado “Pesquisas Relacionadas”. Há duas funções aqui que podem fazer a diferença:

  • Uma serve para ajudar na segmentação sobre o interesse do público e descobrir novos termos e suas variações;
  • A outra entrega a possibilidade de descobrir palavras-chave com crescimento relevante no interesse dos usuários.

Se um termo com aumento brusco de última hora, é ele a explorar na sua campanha de marketing e performance imediatamente, e tudo graças as informações imediatas do Trends usados corretamente.

Criação de Sites Responsivos