Como vender mais melhorando sua conversão?

Como vender mais melhorando sua conversão?

bg

O e-commerce se tornou uma das principais plataformas de vendas do comércio brasileiro. Não conseguir vender nesse terreno, representa um grande pesadelo para os empreendedores do ramo do varejo nacional. Felizmente, novas estratégias de vendas no e-commerce surgem todos os dias, e aqui nós iremos tratar de formas que ajudem a aumentar as vendas melhorando suas conversões.

Google Adwords

Talvez a mais importante ferramenta da gigante da internet, o Google Adwords pode ser utilizado de maneiras diferentes seguindo as necessidades de cada segmento, posicionando estrategicamente de acordo com os principais produtos/serviços de seu negócio.

Assim sendo, uma loja de calçados pode destacar palavras-chave como “sapatos”, “sandálias”, termos conjuntos como “preço de tênis”, “preço de botas” e outros para aumentar o tráfego da página, alcançando um público que demonstra interesse por esses termos nas buscas online.

Outro aspecto importante é o remarketing, que é o anúncio que o cliente faz em um momento e que fica aparecendo depois em outros sites pesquisados. Ferramenta de marketing digital muito utilizada.

E com resultados. Segundo o SPC Brasil e o portal Meu Bolso Feliz, 90% dos brasileiros pesquisam online antes de comprar nas lojas físicas, e o remarketing busca utilizar uma simples busca em conversão de vendas efetiva, mostrando seu produto mais de uma vez.

Gateway de pagamentos

Aumento de tráfego sem conversão não adianta e ainda demonstra que algo não está certo em sua estratégia.

Para perceber e mudar isso, é muito importante ter o gateway de pagamentos do lado de seu e-commerce para, com suas funcionalidades ser um diferencial no aumento das conversões. Entre suas possibilidades para aumentar as conversões estão retentativa on e offline, compra com um clique e multimeios de pagamentos.

  • A retentativa oferece a recuperação de vendas não autorizadas com retentativas online ou offline em múltiplas processadoras de cartão;
  • A funcionalidade de multimeios de pagamento permite ao cliente a possibilidade de efetuar sua compra por diferentes meios de pagamento, auxiliando especialmente as compras de valores elevados;
  • E a compra com um clique armazena as informações do consumidor e agiliza a compra, sem a necessidade de passar por um extenso formulário antes de finalizar a compra.

Checkout por e-mail

Ótima ferramenta para recuperação de vendas, já que é muito comum um cliente encher o carrinho de compras, mas desistir no meio do caminho.

Assim, o checkout por e-mail envia uma mensagem para este cliente lembrando de sua compra deixada para trás, incentivando a finalização da compra e ainda oferecendo formas alternativas e mais simples (diretas) de efetuar a compra. Em alguns casos, oferecendo algum desconto e promoção também.

Caso tenha receio de ficar enviando e-mails que podem parecer desconfortáveis para o usuário, veja algumas dicas para evitar isso.

  • Suporte/Ajuda – É fundamental ver e ele realmente necessita de um suporte para a finalização do pedido e deixar claro que este é um e-mail de suporte e não uma tentativa de empurrar uma compra. Para isso, coloque e-mails ou telefones pelos quais ele possa entrar em contato com a empresa;
  • Formas de pagamentos – Dentro do e-mail colocar todas as diferentes opções de pagamento;
  • Incentivos – Como dito acima, auxilia muito dispor de incentivos para fechar a compra como descontos, frete grátis ou outra coisa que o lojista julgue interessante para o cliente são boas opções;
  • De forma geral, produtos mais caros possuem um ciclo de decisão de compra mais demorado, o que pode significar que o cliente realmente vai comprar, apenas precisa de um incentivo, como um e-mail mais direto mesmo. Ou seja, o e-mail chegando para o cliente no mesmo dia, possivelmente ele ainda não terá tomado uma decisão, envie um no dia seguinte no primeiro horário, ou dois e-mails, um no dia e outro no dia seguinte.

O importante mesmo é encontrar um equilíbrio para o envio correto e sem gerar reclamações ou desconforto no cliente, o que pode ser alcançado também com um conteúdo bem redigido, com informações sobre a compra, sem oferecer nada além do que ele colocou no carrinho (a menos que seja uma oferta) e dando segurança ao cliente para ele abrir o e-mail e fechar a compra.

 

Criação de Sites Responsivos