• 5 mitos sobre Marketing digital
5 mitos sobre Marketing digital
Todo mundo é especialista em Marketing Digital. Todos sabem tudo sobre a internet e por isso podem aplicar seus conceitos em um blog que abriu no WordPress recentemente e transformá-lo em um grande negócio, sem precedentes, que será comprado por algum gigante do mercado e renderá milhões. Por incrível que pareça, esse é o pensamento de muitas pessoas ainda.
Mas o Marketing Digital é uma verdadeira arte. Uma ciência feita para profissionais e não para amadores. Claro, boas ideias são sempre bem-vindas independentemente da fonte, perito na área ou não, mas, de forma geral, é impossível realizar o verdadeiro Marketing Digital sem o conhecimento adequado.
E por falar em conhecimento, hora de compartilhar um pouco. Nessa postagem, iremos mostrar 5 mitos sobre Marketing Digital que pululam na mente das pessoas. Veja:
Mito 1 – Marketing pode resolver todas as necessidades do mundo dos negócios
Só porque o mundo hoje é digital, nos permitindo construir soluções online para quase tudo, isso não significa que o marketing se tornou o remédio para tudo em seu negócio.
O Marketing Digital é uma ferramenta (essencial), um meio para um fim no meio digital, mas que se complementa com as outras ferramentas de uma empresa (negócio) para impulsioná-la ao sucesso.
Mito 2 – Marketing Digital é facilmente comparável ao Marketing Tradicional
Não só isso. O Marketing Digital é mais fácil que o marketing tradicional, dizem alguns, por causa das ferramentas da internet.
Nada disso! Primeiro que os dois se diferenciam bastante, tanto é que é difícil uma pessoa ser contratada em uma agência de marketing digital sem experiência alguma no mundo online e, segundo que trabalhamos demais para acompanhar as tendências da internet, as mais voláteis de todos os tempos quando falamos de comunicação.
Mito 3 – Marketing Digital é livre de custos
Ok, essa aqui irrita um pouco!
Como pode a ferramenta que irá transformar um negócio em algo lucrativo, bem-quisto e popular, ser feita completamente de graça? Por que a internet é gratuita?
Primeiro, a internet não é gratuita. Segundo, todas as principais ferramentas de impulsão de uma marca têm custo e, por último e mais importante, toda e qualquer mão de obra possui custo. Um profissional pode e deve ser remunerado pelo seu trabalho, sempre!
Mito 4 – Marketing Digital pode produzir ROI imediato
ROI de marketing (Retorno sobre o Investimento), pode acontecer logo no começo de uma campanha de marketing digital.
Errado! A realidade é que uma campanha de marketing digital encontrará as mesmas dificuldades que quaisquer campanhas do marketing tradicional encontra. Precisando investir por um período nas áreas de Social Media, SEO, Links Patrocinados e outras, antes de mensurar o retorno do investimento.
Mito 5 – Marketing Digital é mais eficiente investindo em quantidade
Para ir bem em Marketing Digital basta investir maciçamente em conteúdo, SEO, Google Adwords e pronto, tudo dará certo!
Conceito mais errôneo do que este impossível.
Quer um exemplo? Já ouviram falar do termo “desentupidora”? Pois é, por um período as desentupidoras acreditaram que era só investir nessa palavra nos motores de busca do Google para explodirem no mercado. Mas quando o fizeram, fizeram sem planejamento, simplesmente despejando valores no Google.
O resultado? A palavra agora é hiperinflacionada no Adwords, custando mais de 90 reais o clique. Desnecessário dizer como a vida dos desentupidores ficou difícil para investir no Google, certo?
Quem investe em quantidade sem planejamento no Marketing Digital se dá mal e é, muito, punido pelo Google e pelos outros motores de busca de redes sociais da internet. Faça uma imagem com mais de 20% de texto e o Facebook irá barrá-la.
Digite a palavra-chave de seu negócio em um texto sem sentido em seu site ou blog e veja o Google retirar seu negócio de sua plataforma, sem dó e nem piedade.
Existem algoritmos a seguir. Técnicas relevantes a aplicar. Conceitos a considerar. Planejamentos a fazer para transformar uma campanha de Marketing Digital em um sucesso.