5 mitos sobre SEO que você deve parar de acreditar

5 mitos sobre SEO que você deve parar de acreditar

5 mitos sobre SEO que você deve parar de acreditar

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A otimização para mecanismos de busca está sempre evoluindo. Neste contexto, os princípios básicos, como a criação de conteúdo de qualidade, por exemplo, permanecem constantes. No entanto, existem algumas táticas ou tendências no meio que, na verdade, não passam de mitos sobre SEO.

É importante esclarecê-los, sobretudo porque há uma divulgação muito grande de uma enorme variedade de práticas que não funcionam. Mas, obviamente, a chave para fazer uma boa otimização é justamente saber o que fazer e o que evitar.

principais mitos sobre SEO

Confira a seguir alguns dos principais mitos sobre SEO

A razão mais importante pela qual o SEO é útil para nós é porque ele nos ajuda a melhorar a visibilidade de um site nos resultados orgânicos (ou seja, não pagos). Afinal, essa otimização é essencial para que os mecanismos de pesquisa entendam do que tratam nossas páginas e se são úteis ou não para determinados usuários. Portanto, torna mais fácil para o usuário chegar ao nosso site.

No entanto, assim como diversas outras estratégias dentro do marketing digital, estamos falando de algo que está condicionado às mudanças típicas de toda tecnologia moderna. É por isso que a sua aplicação sofreu várias alterações e passou por tantas etapas.

Como resultado, às vezes é difícil decifrar entre as práticas corretas e as que não o são, ou entre as que já não são decisivas e as que ainda estão em vigor para obter os melhores resultados.

Pensando nisso, no artigo de hoje da 3xceler, decidimos fazer uma lista de alguns mitos sobre SEO bastante comuns. Confira:

Tudo que você precisa é fazer a otimização uma só vez

Sim, esse é um mito. Muitas empresas, quando pensam no orçamento para investir em marketing, querem algo que seja pontual e o mais econômico possível. Porém, vale ressaltar que é inútil fazer um grande esforço inicial para posicionar um site se a manutenção não for realizada posteriormente.

O mundo digital e o ambiente da internet não são como um livro no qual as coisas são fixadas para o resto da vida. É um ambiente em mudança, que varia e muito com o passar dos dias. Dessa forma, o que funcionou um ano atrás pode não valer mais no próximo.

No que diz respeito à otimização, existem diversos fatores para que isso aconteça. Por exemplo, os motores de busca estão constantemente mudando seus algoritmos, novos concorrentes aparecem, etc.

Justamente por esse motivo, o SEO requer um trabalho contínuo de readaptação.

Otimização de Sites

Otimizar a home do site é o suficiente

Isso não poderia estar mais longe de ser verdade. Aqui, não estamos falando de uma landing page, mas sim de um site, que não é constituído apenas por uma página inicial. Portanto, ao fazer um trabalho de posicionamento, é conveniente otimizar cada uma das páginas para as palavras-chave que foram decididas.

Neste contexto, a home, ou página inicial, geralmente inclui as informações mais genéricas. Por sua vez, as páginas internas contêm informações importantes sobre produtos, serviços, ofertas, etc.

A otimização on-page é a única coisa que importa

Obviamente, estamos diante de mais um mito! Para que a otimização funcione e seja um sucesso, é necessário trabalhar com SEO on-page e off-page. O primeiro refere-se a todas as ações que são realizadas no próprio site para melhorar sua otimização, como é o caso de, entre outras coisas:

  • Metatags;
  • Otimização de conteúdo;
  • Velocidade de carregamento;
  • URLs amigáveis.

Já o SEO off-page se refere a todas as ações que são realizadas para aumentar a presença da página na rede. Isto é, obter links de sites do mesmo assunto, presença em redes sociais, ações de co-marketing, etc.

Todos os links são bons

Mais um mito. Quando se trata de obter links, a qualidade é muito mais importante do que a quantidade. Por isso, é preciso apostar na obtenção de links naturais e relevantes, e isso geralmente se consegue por meio de conteúdos de qualidade.

Uma possibilidade aqui é escrever como convidado em outros sites relacionados com o seu tema ou em mídia online especializada. Essa é, sem dúvidas, uma boa estratégia de posicionamento e que gera links de qualidade.

Você tem que gerar muito conteúdo

Essa afirmação na verdade é relativa. Afinal, o conteúdo ainda é o rei do SEO. O ponto-chave aqui, no entanto, é que ele deve ser relevante e de qualidade.

Assim, gerar conteúdo em abundância não garante que você obtenha uma boa posição. É necessário, antes de mais nada, ter um bom planejamento. Você tem que ser claro sobre o que quer dizer, que público quer alcançar, como quer contar, etc.

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