• 5 mitos sobre SEO que você deve parar de acreditar
5 mitos sobre SEO que você deve parar de acreditar
A otimização para mecanismos de busca está sempre evoluindo. Neste contexto, os princípios básicos, como a criação de conteúdo de qualidade, por exemplo, permanecem constantes. No entanto, existem algumas táticas ou tendências no meio que, na verdade, não passam de mitos sobre SEO.
É importante esclarecê-los, sobretudo porque há uma divulgação muito grande de uma enorme variedade de práticas que não funcionam. Mas, obviamente, a chave para fazer uma boa otimização é justamente saber o que fazer e o que evitar.
Confira a seguir alguns dos principais mitos sobre SEO
A razão mais importante pela qual o SEO é útil para nós é porque ele nos ajuda a melhorar a visibilidade de um site nos resultados orgânicos (ou seja, não pagos). Afinal, essa otimização é essencial para que os mecanismos de pesquisa entendam do que tratam nossas páginas e se são úteis ou não para determinados usuários. Portanto, torna mais fácil para o usuário chegar ao nosso site.
No entanto, assim como diversas outras estratégias dentro do marketing digital, estamos falando de algo que está condicionado às mudanças típicas de toda tecnologia moderna. É por isso que a sua aplicação sofreu várias alterações e passou por tantas etapas.
Como resultado, às vezes é difícil decifrar entre as práticas corretas e as que não o são, ou entre as que já não são decisivas e as que ainda estão em vigor para obter os melhores resultados.
Pensando nisso, no artigo de hoje da 3xceler, decidimos fazer uma lista de alguns mitos sobre SEO bastante comuns. Confira:
Tudo que você precisa é fazer a otimização uma só vez
Sim, esse é um mito. Muitas empresas, quando pensam no orçamento para investir em marketing, querem algo que seja pontual e o mais econômico possível. Porém, vale ressaltar que é inútil fazer um grande esforço inicial para posicionar um site se a manutenção não for realizada posteriormente.
O mundo digital e o ambiente da internet não são como um livro no qual as coisas são fixadas para o resto da vida. É um ambiente em mudança, que varia e muito com o passar dos dias. Dessa forma, o que funcionou um ano atrás pode não valer mais no próximo.
No que diz respeito à otimização, existem diversos fatores para que isso aconteça. Por exemplo, os motores de busca estão constantemente mudando seus algoritmos, novos concorrentes aparecem, etc.
Justamente por esse motivo, o SEO requer um trabalho contínuo de readaptação.
Otimizar a home do site é o suficiente
Isso não poderia estar mais longe de ser verdade. Aqui, não estamos falando de uma landing page, mas sim de um site, que não é constituído apenas por uma página inicial. Portanto, ao fazer um trabalho de posicionamento, é conveniente otimizar cada uma das páginas para as palavras-chave que foram decididas.
Neste contexto, a home, ou página inicial, geralmente inclui as informações mais genéricas. Por sua vez, as páginas internas contêm informações importantes sobre produtos, serviços, ofertas, etc.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
A otimização on-page é a única coisa que importa
Obviamente, estamos diante de mais um mito! Para que a otimização funcione e seja um sucesso, é necessário trabalhar com SEO on-page e off-page. O primeiro refere-se a todas as ações que são realizadas no próprio site para melhorar sua otimização, como é o caso de, entre outras coisas:
- Metatags;
- Otimização de conteúdo;
- Velocidade de carregamento;
- URLs amigáveis.
Já o SEO off-page se refere a todas as ações que são realizadas para aumentar a presença da página na rede. Isto é, obter links de sites do mesmo assunto, presença em redes sociais, ações de co-marketing, etc.
Todos os links são bons
Mais um mito. Quando se trata de obter links, a qualidade é muito mais importante do que a quantidade. Por isso, é preciso apostar na obtenção de links naturais e relevantes, e isso geralmente se consegue por meio de conteúdos de qualidade.
Uma possibilidade aqui é escrever como convidado em outros sites relacionados com o seu tema ou em mídia online especializada. Essa é, sem dúvidas, uma boa estratégia de posicionamento e que gera links de qualidade.
Você tem que gerar muito conteúdo
Essa afirmação na verdade é relativa. Afinal, o conteúdo ainda é o rei do SEO. O ponto-chave aqui, no entanto, é que ele deve ser relevante e de qualidade.
Assim, gerar conteúdo em abundância não garante que você obtenha uma boa posição. É necessário, antes de mais nada, ter um bom planejamento. Você tem que ser claro sobre o que quer dizer, que público quer alcançar, como quer contar, etc.
Conte com a 3xceler!
Esqueça os mitos sobre SEO e invista em estratégias que realmente dão resultados. Entre em contato agora mesmo conosco e descubra como nós podemos ajudar a melhorar o posicionamento orgânico do seu site!