7 erros comuns de SEO para evitar no marketing digital

7 erros comuns de SEO para evitar no marketing digital

7 erros comuns de SEO para evitar no marketing digital

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Hoje em dia, o SEO é uma das principais estratégias de marketing digital. Afinal, trata-se de um conjunto de ações que visam deixar um site ou página específica no topo das páginas de resultados emitidas pelos principais buscadores, como o Google, por exemplo.

No entanto, as empresas que investem em tráfego orgânico ainda cometem diariamente muitos erros que são considerados primários. Pensando nisso, separamos neste artigo 7 erros comuns de SEO para evitar no marketing digital, acompanhe a seguir.

7 erros comuns de SEO para evitar no marketing digital

O que é SEO: vantagens e importância para o marketing digital

Se você tem ou administra um site provavelmente já percebeu que a maioria dos visitantes chega através de pesquisas feitas nos buscadores, não é mesmo? E já imaginou se existisse uma forma de conquistar dezenas de visitantes, até mais, por dia?

Pois investindo em Search Engine Optimization (SEO), que é traduzido como otimização para mecanismos de busca, isso é possível. É provável que você já tenha conhecimento sobre o tema, mas, apenas para contextualizar, vamos explicá-lo um pouco mais.

Como se sabe, a busca na internet é uma característica de quase todo consumidor, que utiliza a internet seja para descobrir o produto ou serviço que deseja ou para buscar informações sobre seu funcionamento, vantagens e benefícios e onde encontrá-los.

Neste sentido, o SEO tem o objetivo de otimizar sites, suas páginas e conteúdos para que sejam a primeira opção encontrada pelos leitores que fizeram a busca de um termo ou palavra-chave nos principais mecanismos, como Google, Bing e Yahoo, por exemplo.

Vantagens do SEO no marketing digital

Vantagens do SEO no marketing digital

Antes de falarmos sobre 7 erros comuns de SEO, vamos lembrar quais são as vantagens obtidas ao investir neste tipo de estratégia em um planejamento de marketing digital. Isso porque um bom planejamento de SEO pode influenciar diferentes aspectos.

Tráfego do site

O Google utiliza critérios para mostrar um site/página nas primeiras posições da busca: um site/página responsivo, com bons conteúdos e palavras-chaves bem trabalhadas, otimizados com boas práticas de SEO, certamente estará no topo, atraindo mais tráfego.

Geração de leads

Quanto mais tráfego o seu site conseguir, é provável que o número de leads, ou seja, aqueles contatos que demonstram interesse em algum produto ou serviço, aumente. Desse modo, as chances de conversão também crescem.

Número de vendas

Talvez não seja o único, mas o crescimento das vendas é um dos principais objetivos de qualquer estratégia de marketing digital. E graças ao SEO, que possibilita o crescimento do tráfego, dos leads e das conversões, é plenamente possível atingi-lo.

Reputação da marca

Embora o tráfego pago seja uma estratégia absolutamente legal, muitos usuários ainda não aceitam os links patrocinados, dando preferência aos conteúdos que aparecem organicamente. Sendo assim, investir em SEO pode melhorar a reputação da sua marca.

Esses foram apenas alguns exemplos das vantagens que a otimização para mecanismos de busca pode trazer para a sua estratégia de marketing digital. Agora vamos falar sobre erros comuns de SEO que podem prejudicar o seu negócio.

Erros de SEO no marketing digital e como evitá-los

Erros de SEO no marketing digital e como evitá-los

Quando se fala em SEO, não basta conhecer as melhores estratégias para garantir um bom resultado. Reconhecer e, principalmente, evitar erros básicos também é fundamental. Acompanhe agora 7 erros comuns de SEO para evitar de uma vez por todas.

Falta de planejamento das palavras-chaves

As keywords ou palavras-chaves são os termos utilizados pelos usuários para fazer uma busca. Por essa razão, devem ser utilizados nos conteúdos. Mas a falta de pesquisa e planejamento acaba sendo um dos principais erros em uma estratégia de SEO.

O ideal é entender quais termos os clientes em potencial utilizam para pesquisar os produtos ou serviços que o seu negócio oferece. No entanto, não repita as palavras-chave em excesso: utilize termos ou palavras relacionadas para complementar o texto.

Não montar a estrutura do texto previamente

Além de identificar as palavras-chaves utilizadas nas buscas, é fundamental montar a estrutura do texto de uma forma que o conteúdo responda às principais dúvidas do leitor sobre o assunto. Aqui vale abordar os tópicos relacionados ao assunto principal do texto.

Um conteúdo sobre o que é marketing digital, por exemplo, deve utilizar subtítulos para responder, além da pergunta principal, questões sobre como fazer marketing digital, quais as vantagens do marketing digital, erros de marketing digital, entre outras.

Publicar conteúdos de baixa qualidade

O conteúdo é a base da otimização para mecanismos de busca. Dessa forma, na hora de falar sobre 7 erros comuns de SEO, é impossível não falar sobre a publicação de conteúdos de baixa qualidade e sem nenhuma relevância para o seu público-alvo.

O significado de conteúdo de baixa qualidade no SEO é um pouco relativo, mas, em geral, conteúdos irrelevantes (aqueles que não tem nada de novo para acrescentar) para o seu público, duplicados e conteúdos plagiados, por exemplo, devem ser evitados.

Ter um site lento e não responsivo

O SEO não envolve apenas o conteúdo, mas também a parte técnica do site. Por esse motivo, ter um site lento e não responsivo, ou seja, cujas páginas demoram para carregar e não estão configuradas para diferentes dispositivos também é um erro de SEO.

Assim sendo, não se engane: os mecanismos de busca reconhecem esses fatores e priorizam os sites que pensam na experiência dos usuários. Tudo isso deve ser pensado logo no planejamento do site, com um bom time de criação e desenvolvimento.

Não usar imagens nos textos

Novamente é importante ressaltar que SEO não envolve apenas texto e deixar de incluir imagens no seu conteúdo pode prejudicar a experiência do usuário e, consequentemente, a sua estratégia de SEO e os resultados do seu planejamento de marketing digital.

As imagens tornam a leitura mais fluida, ilustrando o assunto abordado. Além disso, caprichando no alt text e no título os mecanismos de busca identificam o que a imagem quer dizer, contribuindo para que o seu conteúdo apareça nas buscas por imagens.

Usar URL muito grandes e complicadas

Tudo aquilo que envolve o site e seus conteúdos é importante para o SEO e com a URL não seria diferente. A URL é o link do site e das páginas do site e, embora seja um elemento fundamental, é muito comum esquecer dele na hora de fazer as otimizações.

As boas práticas de SEO prezam por URLs curtas, sem a utilização de números e símbolos e que apostem na palavra-chave principal da página para garantir que os mecanismos de busca identifiquem o link e entreguem o seu conteúdo nas pesquisas.

Utilizar links quebrados ou desatualizados

Por falar em URL e links, outro dos 8 erros comuns de SEO é a utilização de links quebrados, que dão erro ou não existem mais, e desatualizados, ou seja, com conteúdos muito antigos e que, muitas vezes, nem fazem mais sentido para os usuários.

Além de causar uma péssima impressão e prejudicar a experiência do usuário, que clica no link com interesse em ler o conteúdo e sai desapontado, essa prática pode prejudicar o desempenho do seu site e fazer com que o posicionamento orgânico caia.

SEO sem erros é na 3xceler!

Erros como esses e tantos outros acontecem quando falta planejamento e conhecimento técnico sobre as principais estratégias de SEO e marketing digital. A boa notícia é que a 3xceler está preparada para planejar e executar a otimização do seu site e conteúdos.

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