• A força do vídeo no ambiente digital
A força do vídeo no ambiente digital
A produção e o consumo de conteúdo online têm atingido proporções cada vez mais significativas. Dados recentes do IAB e da Comscore, institutos que monitoram o que acontece na internet, revelam que a publicidade online movimentou mais de 9 bilhões de reais só em 2015, sendo mais de 1 bi investido em mídias com vídeos digitais. Isso indica que vivemos uma fase de transformação, na qual o consumidor está conectado 24h por dia e não deseja mais estar preso às antigas mídias, que tendem a ser mais limitadas e padronizadas do que a internet.
Um formato que tem adquirido destaque no meio digital é a produção de vídeos. Dados da Cisco indicam que o valor investido em vídeos para smartphone em 2016 supera em 23% o investimento realizado no ano anterior. O impacto das marcas sobre os consumidores cresce na mesma proporção em que o público se familiariza e se adapta a essas novas realidades tecnológicas.
Vantagens
O engajamento da audiência com o vídeo online está em crescimento constante. Uma importante característica desse formato é a capacidade de marcas e empresas estreitarem seus laços emocionais com o público ao promover seus produtos e serviços.
O vídeo permite que o impacto sobre o espectador ocorra de forma dinâmica, por meio da combinação de palavras e imagens. Empresas que são capazes de contar uma história, por menor que seja, aumentam suas chances de encantar o público. É importante, entretanto, que isso seja feito nos primeiros segundos, para evitar que o usuário aperte o botão “ignorar anúncio”. Até 2019, a projeção é que os investimentos publicitários em vídeos digitais atinjam a marca de 14 bilhões de dólares, só nos Estados Unidos. Metade desse montante deve ser aplicado ao mobile.
Influenciadores Digitais
Além dos anúncios propriamente ditos, o vídeo online tem se popularizado muito entre a geração “millennial”, que tem acessado cada vez mais a internet em busca de conteúdo de seu interesse. Nesse meio, os influenciadores digitais têm adquirido força. Eles são celebridades da web que dialogam com público sobre diversos assuntos: games, esportes, beleza, moda, saúde, gastronomia, filmes, séries, humor, entre outros.
Trata-se um fenômeno recente, porém, de grande impacto, já que ‘blogger’, ‘vlogger’ e ‘youtuber’ viraram profissões. O conteúdo pode ser reproduzido em diversas redes sociais, como Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat, além dos blogs, que permitem aproximação e interação maiores com os seguidores.
Os influenciadores não receberam esse nome à toa, pois é nítida sua capacidade de ditar tendências àqueles que os assistem. A exemplo do que ocorre com celebridades na televisão, por exemplo, os influenciadores também atraem a atenção de anunciantes para fins publicitários. Nomes como Kéfera Buchmann e Whindersson Nunes têm divulgado marcas e produtos por conta de seu alto endosso, ou seja, a capacidade de transmitir suas características pessoais e sua credibilidade àquilo que anunciam.