• Tendências do marketing segundo o Google
Tendências do marketing segundo o Google
Muito tem se falado sobre Omnichannel, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, dentre outras denominações utilizadas para se referir ao futuro do marketing. A edição 2017 do “Think with Google” ocorreu em São Paulo no dia 31 de maio, e a empresa utilizou o evento para discutir as novidades e tendências da área, com presença de cerca de 600 executivos de empresas e agências.
Uma dessas tendências apresentadas pelo Google foi a “Era da Assistência”, que consiste numa estratégia na qual as empresas não só estejam presentes nos diversos canais de atendimento ao consumidor, como também antecipem suas necessidades e ofereçam soluções eficazes de forma rápida e prática. Isso se dá num momento em que o mercado consumidor está cada vez mais conectado a diferentes mídias, pesquisando e comparando marcas e se tornando mais exigente em seu processo de tomada de decisões. Um fator que contribui consideravelmente para essa “urgência” do consumidor é o smartphone, que deixa as pessoas a poucos toques de resolver seus problemas, onde quer que estejam e a qualquer momento.
Pesquisa de Mercado
Nesse contexto, a empresa divulgou alguns dados obtidos em uma pesquisa feita em todo o país, com mais de 1000 participantes, das classes ABC.
Segundo a pesquisa, O Brasil tem 125 milhões de usuários de smartphone, mas apenas 20% destes já têm uma marca ou produto em mente quando realizam pesquisas online. Dessa forma, estar presente e bem-posicionado no meio digital torna-se um passo gigante em relação à concorrência, especialmente porque a maioria dos consumidores ainda não sabe o que e onde comprar.
95% dos usuários de smartphone realizam pesquisas online antes de visitar lojas físicas e 79% deles esperam encontrar informações o quanto antes. Esses dados também são de suma importância para as empresas, tendo em vista que é preciso que os sites estejam bem adaptados aos smartphones, ofereçam conteúdo relevante, sejam fáceis de navegar e disponibilizem informações que possam ser encontradas de forma prática.
Essa importância também é reforçada pela pesquisa, que aponta que 43% das pessoas vão imediatamente procurar informações em outro site, ou seja, da concorrência, caso o site da empresa esteja devagar ou difícil de encontrar o que se deseja.
Antecipação
Segundo o presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, “você precisa conquistar o consumidor nesses momentos, antes da loja, antes da concessionária, antes da agência bancária”, reforçando a ideia de antecipação característica da “Era da Assistência”.
Ainda segundo o presidente, as marcas combinam os dados obtidos e as novas tecnologias para atualizarem suas estratégias de marketing. Isso permite que se percebam as necessidades do público com antecipação, de modo que seja possível aumentar conversões, fortalecer relacionamentos e promover o crescimento dos negócios.