• A importância do Cross-Browser
A importância do Cross-Browser
Na atualidade, muito se fala em criação de sites. De fato, ter uma página na web é fator extremamente vantajoso para anunciar sua empresa e informar ao público-alvo de seus produtos e serviços. É preciso ressaltar, no entanto, que, em basicamente qualquer nicho, o que não falta é uma concorrência acirrada igualmente disputando um lugar na web.
Ao criar um site, muitos itens devem ser levados em consideração, como design, arquitetura da informação, programação, velocidade de carregamento, facilidade de navegação e linguagem. A somatória de todos esses quesitos dirá seu o seu site é satisfatório e tem o poder de atrair novos clientes ou se será apenas mais uma página a ser ignorada na internet.
Disponibilidade
Especialmente no âmbito dos negócios, é um raciocínio bastante lógico o fato de que quanto mais pessoas virem o seu site, maior a sua probabilidade de receber mais acessos. Dessa forma, é essencial estar disponível a todo é qualquer cliente em potencial para sua empresa.
É preciso levar em consideração que, cada vez mais, as pessoas estão utilizando dispositivos móveis para acessar a internet, o que é muito vantajoso, pois as pessoas podem encontrar o que procuram onde quer que estejam e a qualquer horário. Essa experiência multiplataforma, no entanto, representa um desafio para qualquer criador de sites: ser responsivo. Isso significa que um site deve estar plenamente adaptado e com fácil navegação em qualquer dispositivo, seja ele um tablet, smartphone ou no próprio desktop.
Cross-Browser
A questão de estar acessível não se limita a estar adaptado a diferentes plataformas, mas também a diferentes navegadores. Isso esbarra no conceito de Cross-Browser, que pode ser definido, de maneira resumida, como a capacidade de um site ou aplicativo web de funcionar de forma satisfatória em diferentes navegadores. Isso significa que as páginas devem abrir perfeitamente no Google Chrome, no Mozilla Firefox, no Safari, no Internet Explorer, entre outros.
Para que o seu site consiga acessar o máximo possível de pessoas, é essencial estar adaptado aos navegadores mais utilizados. Se isso não ocorrer, apenas os usuários de alguns navegadores poderão acessá-lo. É como se você apenas permitisse que pessoas usando roupas verdes e vermelhas pudessem entrar em sua loja. Isso pode significar prejuízos consideráveis ao seu negócio.
Esse problema de compatibilidade era muito frequente no passado, especialmente nos anos 90 e no início dos anos 2000. As páginas apareciam com aspecto visual diferente de um navegador para outro, o que, muitas vezes, prejudicava a leitura e a navegabilidade, fazendo com que muitos usuários desistissem de acessar o site. Por isso, era comum ver no rodapé dos sites mensagens do tipo “Site compatível com Internet Explorer”, ou “Site melhor visualizado em 800×600”.
Hoje em dia, sites construídos por meio de uma forma de programação com tecnologias que suportem as especificações do W3C (World Wide Web Consortium), um consórcio internacional que padroniza a criação de conteúdos para a web, normalmente não encontram problemas, pois suportam as últimas versões dos navegadores mais populares.