A sazonalidade no Marketing Digital

A sazonalidade no Marketing Digital

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A comodidade e a praticidade das lojas virtuais têm promovido um crescimento importante no ramo. Assim como ocorre no varejo físico, a sazonalidade, isto é, o aumento das vendas em determinados períodos do ano, influencia muito no desempenho dos e-commerces. Natal, dia das mães e dia dos pais, por exemplo, são períodos em que presentear alguém especial é hábito comum e o marketing digital explora essas temáticas.

Para o próximo dia dos pais, por exemplo, é esperado um aumento de 10% nas vendas em comércio eletrônico, segundo dados estimados pela Ebit. Os itens mais procurados serão provavelmente celulares, livros e calçados. Esse crescimento do e-commerce nesses períodos específicos, entretanto, exige alguns cuidados.

Sistema eficaz

O crescimento sazonal de vendas requer uma plataforma organizada e simplificada. É preciso atender às necessidades específicas do consumidor, que está cada vez mais exigente com os serviços online. A navegabilidade da plataforma deve ser otimizada, de modo que os produtos desejados sejam facilmente encontrados. Também é necessário que ela seja estável, sem que haja sobrecargas no sistema, o que pode causar lentidão e até mesmo fazer com que a página saia do ar.

Sites protegidos

As datas especiais também podem ser estímulo para o oportunismo de criminosos virtuais. Tentativas de compras com cartões clonados tendem a aumentar nessas ocasiões. Por isso, além de estimular a confiança do consumidor, é necessário monitorar sua jornada de compra em site ou mobile. Uma dica é estar atento às compras de valor elevado ou de produtos comumente revendidos, como passagens aéreas ou aparelhos eletrônicos. Para evitar prejuízos do tipo, as lojas virtuais devem contar com eficientes sistemas antifraude.

Finanças

Outro setor que pode ficar sobrecarregado nesses períodos é o financeiro. Como a quantidade de pedidos e pagamentos efetuados é grande, também é preciso potencializar as ferramentas de monitoramento de pagamentos digitais. Acompanhar as métricas e controlar os parcelamentos, bem como as políticas de devoluções ou reembolsos exige o dobro de atenção em datas comemorativas.

Comunicação

Os esforços de comunicação e marketing também são mais solicitados nesses períodos, já que a ideia de presentear alguém é um argumento eficiente nas campanhas publicitárias. No marketing digital, isso pode ser feito de diversas maneiras, como publicando reviews, ou seja, avaliações de pessoas que já utilizaram determinado produto. Os anúncios digitais podem ser criados em diferentes formatos e publicados em vários canais, como sites relacionados ao ramo de atuação da loja e nas redes sociais mais acessadas pelo público-alvo. As datas comemorativas também são momentos muito propícios para apostar em marketing de conteúdo, oferecendo dicas de uso e produtos mais recomendados, para pais, mães, crianças, entre outros. Isso pode ser feito por meio de blogs ou de e-mail marketing, por exemplo.

Criação de Sites Responsivos