As redes sociais em favor dos negócios

As redes sociais em favor dos negócios

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A quantidade de usuários de redes sociais já é muito expressiva ao redor do mundo e continua em crescimento. O Brasil é um dos países mais ativos, especialmente no Facebook. Cada rede tem suas características próprias, seja a publicação de imagens, compartilhamento de vídeos ou publicação de textos. O que elas têm em comum é a oportunidade de aproximar marcas e pessoas, tornando-se instrumentos eficazes em marketing digital. Alguns especialistas da área citam comportamentos e estratégias que otimizam a página das empresas e ajudam na conversão e promoção de vendas. Confira:

Atendimento Personalizado

Ninguém gosta de respostas padronizadas e robóticas, pois elas esfriam o relacionamento e distanciam as marcas dos consumidores. O tratamento individualizado, com respostas atenciosas e customizadas, faz a diferença na hora de mostrar que você tem a solução para os problemas das pessoas. Uma referência nesse quesito é o Nubank, serviço de cartões cuja estratégia de atendimento online é muito bem-sucedida, especialmente entre os mais jovens. Um case da empresa ocorreu quando o Nubank enviou um novo cartão e um brinquedo para o cão de um cliente, que havia comido o cartão antigo.

A comunicação personalizada nas redes sociais é a versão digital do bate-papo com os atendentes nas lojas físicas. Não se deve, entretanto, deixar a linguagem informal demais e forçar intimidade, o que pode deixar o público desconfortável e prejudicar a imagem da empresa.

Assuntos do Momento

Uma maneira de atrair visibilidade e conquistar novos seguidores é explorar temas do momento, como memes e virais em alta na internet, adaptando-os aos propósitos da marca. A rede de fast food Giraffas fez isso ao entrar no meio de uma tentativa de “paz” entre os concorrentes tradicionais Burger King e McDonald’s, conseguindo muitos engajamentos.

Novamente, não se deve forçar a barra. Há marcas que tentam se utilizar de virais para promoverem a si mesmas, mas como o conteúdo ou a linguagem estão muito distantes do perfil da empresa, acabam caindo no ridículo. Por este motivo, é preciso que as empresas conheçam profundamente seu público e seus assuntos de preferência, para que a estratégia não seja um fiasco.

Conteúdo X Promoção

Obviamente, as empresas estão nas redes sociais para divulgar seus produtos, serviços e também a si mesmas. Entretanto, ficar falando apenas disso o tempo todo vai entediar o público. As redes precisam ser constantemente alimentadas por conteúdos de interesse dos seguidores da marca, como dicas, tutoriais, curiosidades, tendências, novidades e notícias da área. Especialistas acreditam no sucesso da fórmula 80/20, isto é, dividir as publicações em proporções de 80% para conteúdo diversificado (porém relacionado ao segmento da marca) e 20% para promoção dos negócios da empresa. Não se esqueça de ficar de olho na concorrência.

Um bom exemplo dessa proporção é o Pontofrio, que mistura bem os conteúdos de suas publicações nas redes, o que tem alavancado muitas de suas vendas apenas em mídias sociais.

Influenciadores

Em publicidade, muito se fala em endosso, que é a capacidade de celebridades ou autoridades da área de transferir sua credibilidade aos produtos e serviços que divulgam. É uma estratégia mais do que utilizada nas mídias tradicionais, como televisão, rádio e revistas. Na internet, o fenômeno é semelhante. Além das celebridades, há muitos produtores de conteúdo na web, como youtubers e bloggers, que dialogam com comunidades específicas e recomendam marcas e produtos, influenciando diretamente quem os acompanha. Eles receberam o nome de influenciadores digitais, e as marcas já perceberam sua força.

Diversificação e Atualização

Páginas de empresas nas redes sociais devem ser atualizadas constantemente, caso contrário, cairão no esquecimento e podem transmitir uma imagem de negligência às marcas. Diversifique as postagens com infográficos, imagens, textos e vídeos, para não cair na mesmice. Uma dica é estabelecer dias e horários fixos para as postagens, levando em consideração o comportamento do público-alvo. Não se esqueça de acompanhar a resposta do público e ir ajustando a frequência dos posts.

Criação de Sites Responsivos