• Como vender mais na internet?
Como vender mais na internet?
Muitos empresários, inclusive nas pequenas e médias empresas, têm percebido a força da internet e as possibilidades que ela oferece aos seus negócios. Os e-commerces têm adquirido força na medida em que o público se adapta a esse meio. Confira, a seguir, alguns meios de alavancar vendas e atrair novos clientes:
Esteja onde o seu cliente está
O primeiro passo é marcar território. Esteja na internet e torne-se conhecido. Cuide de seu site com carinho. Mantenha-o sempre com conteúdo atualizado, design criativo e facilidade de usar. Seja claro e utilize linguagem voltada para seu público-alvo ou clientes em potencial. Além disso, o aumento da utilização de dispositivos móveis é um fato a não ser ignorado: certifique-se de que sua página também está acessível e responsiva nessas plataformas, já que conectam marca e cliente a qualquer momento e lugar.
Construa conteúdo de interesse de seu público
O inbound marketing é uma estratégia em que se publica conteúdo interessante aos olhares do público de uma marca, direta ou indiretamente relacionado ao produto ou serviço comercializado. Para isso, é preciso identificar quem são as pessoas que compram em sua loja. Obtenha informações de seus clientes para campanhas de e-mail marketing e newsletters, por exemplo, pois são meios de fideliza-los.
Utilize ferramentas de otimização
Assim como você, diversos concorrentes também sabem que estar na internet é vantajoso do ponto de vista comercial. Tanto quanto nas lojas físicas, é preciso aumentar o tráfego em sua loja virtual e se destacar em seu segmento de marcado. Para isso, existem ferramentas, como o SEO, que colocam seu site nas primeiras posições orgânicas em sites de busca, aumentando consideravelmente sua visibilidade e a força de sua marca.
Confira quem visitou sua loja
Uma vantagem do meio digital sobre o físico é que os clientes deixam mais “rastros”. Cada acesso, clique e compra realizado pelo internauta pode e deve ser utilizado como pista para perceber suas preferências e hábitos de pesquisa e consumo. A análise desses dados permite a criação de estratégias mais segmentadas, de acordo com o perfil do cliente. Sair atirando para todos os lados é perda de tempo e de dinheiro.
Verifique métricas bem-sucedidas
Mais uma vantagem da internet é a fácil mensuração do sucesso (ou insucesso) de uma campanha ou ação. Analise o ROI (Retorno sobre Investimento) de tudo aquilo que foi feito, comparando esforços empreendidos com lucros obtidos. Essa fórmula possibilita perceber quais ações tiveram mais sucesso e podem ser repetidas, além daquelas que não surtiram o efeito desejado, sendo preferível deixa-las de lado. Para planejar novas ações, estabeleça metas realistas.
Anuncie em marketplaces
Os marketplaces são shoppings virtuais que têm adquirido cada vez mais visitantes. São ótimas maneiras de divulgar o seu negócio e alavancar vendas, além de serem alternativas práticas e de baixo custo. Em complemento, procure manter um bom relacionamento com os clientes antes e depois da venda, especialmente nas redes sociais, que são ótimas vitrines para o seu negócio.
Esse conjunto de práticas mercadológicas na web é consistente e produz retornos consideráveis, mesmo que a longo prazo.