• As vantagens do E-mail Marketing
As vantagens do E-mail Marketing
Há quem critique o e-mail marketing por ser um meio de comunicação considerado “invasivo”. Entretanto, quando bem utilizado, ele pode ser bastante útil para que as empresas se comuniquem de modo eficaz com o público. No lançamento de um novo produto ou serviço, por exemplo, a ferramenta pode ajudar bastante.
É preciso ressaltar, porém, que implementar uma campanha de e-mail marketing requer alguns cuidados de planejamento e execução, de modo que as pessoas certas sejam impactadas da maneira certa no momento certo.
Planejamento
As campanhas de e-mail marketing precisam ser cuidadosamente planejadas. É preciso fazer um levantamento de destinatários das mensagens que de fato representem possibilidades de venda para a empresa. Caso contrário, a rejeição das mensagens será alta. É necessário, também, pensar na periodicidade das publicações, bem como seus temas. É natural que as primeiras mensagens sejam mais introdutórias e informativas, gradativamente tornando-se mais persuasivas. Apresentando os diferenciais do produto/serviço, é possível despertar o interesse nos clientes em potencial e motivá-los a desejarem o item em divulgação.
Criação das Mensagens
Como em qualquer outro tipo de campanha de comunicação e marketing, é essencial estabelecer um objetivo para cada ação, conectado à marca e ao produto/serviço divulgado. A mensagem deve gerar reconhecimento da marca e divulgar todos os benefícios e funcionalidades do produto/serviço. É preciso explicar que tipo de problemas aquele item soluciona para estimular vendas.
Entretanto, falar apenas do produto em si pode ser cansativo e perder a atenção do público. Por isso, é interessante complementar as mensagens com outras informações, como tendências do mercado, dicas e curiosidades, de fontes confiáveis. Não se esqueça de incluir um “Call to Action”.
Conteúdo seriado
Para quem está divulgando uma linha de produtos ou um produto que possui diversas funcionalidades e benefícios, pode ser interessante criar uma série de mensagens, cada uma dedicada a um aspecto específico. Para que esse conteúdo seja efetivamente consumido, é preciso que o público a ser impactado tenha suas necessidades e expectativas atendidas pelo produto. As mensagens devem ser curtas e objetivas, com design e imagens atrativos.
Reviews
Depoimentos de clientes conferem mais credibilidade à mensagem e possuem maior poder de convencimento junto ao público. Além deles, blogueiros e influenciadores que possuam afinidade com o público-alvo da campanha podem ser uma boa estratégia de divulgação. Eles podem testar e avaliar os seus produtos e recomendá-los aos seguidores.
Ofertas exclusivas
Como um estímulo para que as pessoas consumam o conteúdo do e-mail marketing, promover ofertas exclusivas para quem abrir a mensagem pode ser uma estratégia interessante. Oferecer brindes, links exclusivos e códigos promocionais que não podem ser acessados em nenhum outro local ajuda a promover vendas. Além disso, o e-mail marketing pode construir relacionamentos duradouros entre clientes e marcas.
A utilização do e-mail marketing pode constituir uma campanha específica ou fazer parte de uma campanha maior, que envolva, também, outros meios de comunicação, como as mídias tradicionais e as redes sociais; dependendo da empresa, do segmento e dos objetivos comunicacionais.