Por que anunciar no Instagram?

Por que anunciar no Instagram?

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Ao contrário de outras épocas da História, marcadas pela oralidade, vivemos atualmente em uma era visual. Os meios mais impactantes de se comunicar com alguém envolvem recursos visuais para atrair a atenção. Essa é, possivelmente, uma explicação para o sucesso do Instagram. A rede social focada em imagens e vídeos atingiu recentemente a marca de 2 milhões de anunciantes ativos, e o Brasil responde por boa parte desse negócio.

Anunciantes

Em escala global, 80% dos usuários do Instagram seguem algum perfil comercial. Isso prova que, cada vez mais, as redes sociais têm sido espaços em que o relacionamento com o consumidor pode ser criado e fortalecido, saindo das mídias tradicionais. As estratégias de segmentação permitem que as marcas dialoguem e impactem um público específico, mais interessado e propenso a consumir o que a marca anuncia.

No último mês, mais de 180 milhões de pessoas ativas na rede estabeleceram algum tipo de contato para procurar mais informações sobre algum negócio, seja visitando um site, realizando um telefonema, enviando um e-mail ou uma mensagem direta ao perfil da empresa. A metrificação das campanhas segue os mesmos moldes do que é feito no Facebook, de modo que é possível identificar se as campanhas estão sendo bem-sucedidas ou se é preciso “recalcular a rota”.

Instagram Stories

As fotografias são o principal formato de conteúdo no Instagram, mas os carrosséis e vídeos de até 15 segundos também têm feito bastante sucesso, por conta do Instagram Stories. O recurso que permite a postagem de vídeos curtos conta com 250 milhões de usuários que publicam suas histórias diariamente. 1/3 dos stories mais assistidos na plataforma pertencem a perfis comerciais.

Esses dados demonstram que os usuários estão dispostos a interagir com as marcas, mas isso requer criatividade e produção de conteúdos autênticos. O formato permite a criação de pequenos contextos em que um produto, serviço ou marca pode ser anunciado, e é preciso despertar curiosidade e levar o usuário a uma ação, como visitar o site da marca, por exemplo.

Uma pesquisa encomendada pelo Facebook revelou que a previsão é de que, em 2020, 75% do tráfego de informação móvel será em vídeo. Assim, esse formato só tende a se consolidar e as marcas devem se preparar para utilizá-lo de modo eficaz. O público mais jovem, com menos de 25 anos, é o que mais consome e produz histórias na rede.

Atualmente, as empresas têm procurado diversificar suas estratégias de comunicação, deixando um pouco a mídia tradicional; saturada, cara e altamente disputada. As redes sociais oferecem soluções mais inovadoras e são plataformas extremamente acessadas pelas pessoas, onde quer que estejam e a qualquer hora. Na era da imagem e do vídeo, o Instagram é a bola da vez.

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