• Atraindo clientes no mundo digital
Atraindo clientes no mundo digital
As dificuldades que as lojas físicas têm enfrentado têm levado cada vez mais empresários ao mundo digital. Apesar da infinidade de possibilidades que esse meio oferece, a atração de clientes na web é bastante dificultada por conta da competitividade acirrada. Planejamento, monitoramento e pesquisa constantes são essenciais para quem deseja ser bem-sucedido na área.
Funil de Vendas
Quando as pessoas abrem lojas virtuais, algumas situações adversas podem ocorrer, como poucos acessos no site, muitos acessos com baixo tempo de permanência, baixa taxas de conversão, abandono de carrinho e muitos visitantes únicos (pouca fidelização).
Cada um desses problemas está atrelado a uma determinada etapa do funil de vendas. O modelo AIDA (Atração – Interesse – Desejo – Ação de compra) ajuda as empresas a desenvolver mecanismos para atrair clientes e promover mais vendas. Contudo, é preciso atrair pessoas qualificadas, isto é, que têm reais possibilidades de efetuar uma compra. Impactar pessoas que não têm interesse algum no que está sendo divulgado é uma grande perda de tempo e de dinheiro investido.
Por este motivo, além do pensamento estratégico, é fundamental acompanhar as métricas das ações implementadas e efetuar ajustes quando necessário.
Seleção de canais
Por falar em pensamento estratégico, a escolha dos canais de comunicação digitais deve ser feita com muita cautela. Com um funil de vendas planejado, é preciso pesquisar quais são os canais mais indicados para impactar o público-alvo e procurar investir em cada um deles com base na perspectiva de retorno que eles têm a oferecer.
Como a web é um meio extremamente dinâmico, em que algoritmos mudam e funções novas surgem quase todos os dias, mudanças de estratégias não são incomuns, pois o desempenho das empresas (engajamentos, conversões e vendas) tende a oscilar bastante.
Diversidade de mídias
São vários os meios pelos quais as empresas podem estabelecer comunicação com seus clientes no meio digital. Não faltam redes sociais, como o Facebook, o Twitter, o Instagram e o Youtube, por exemplo. Além disso, o e-mail marketing continua sendo uma importante ferramenta de divulgação de conteúdos e promoções mais segmentadas. O marketing de conteúdo (nos e-mails, blogs e nas próprias redes sociais) também é importante para manter os leads informados e despertar curiosidade acerca da área de atuação da empresa. Por fim, os anúncios em links patrocinados ou na rede de display do Google também são opções válidas para quem já está realizando buscas específicas.
Cada um desses meios possui suas características próprias e seu uso deve ser pensado de acordo com o estágio em que se encontra o público-alvo dentro do funil de vendas.
Responsividade
Quando se fala em internet, não se pode mais ter em mente a ideia do computador, exclusivamente. Os dispositivos móveis estão cada vez mais populares e têm adquirido muita importância em e-commerce. Sites não responsivos são punidos pelo Google com menor visibilidade. Por isso, não se esqueça desse tipo de dispositivo.
O poder dos vídeos
Uma tendência extremamente verificada em marketing de conteúdo é a produção de vídeos. Eles podem ser úteis para comunicar os benefícios de um produto/serviço, ou divulgar depoimentos de pessoas que já utilizam o produto e estão satisfeitas. Agregar esse tipo de informação em vídeos bem produzidos, curtos, claros e objetivos é um meio eficaz de persuadir clientes em potencial.
Procure integrar as mídias utilizadas, criando um fluxo contínuo que acompanhe a jornada de compra do consumidor. Sendo informativo e persuasivo em cada etapa, fica mais fácil atrair clientes qualificados.