• Produção de Conteúdo: como fazer? – Parte 2
Produção de Conteúdo: como fazer? – Parte 2
Em nosso último artigo, começamos a identificar algumas das tendências contemporâneas na produção de conteúdo. Hoje em dia, essa face do marketing está em alta, pois as pessoas estão cansadas da publicidade tradicional. O consumidor moderno quer receber algo em troca, que o motive a conhecer melhor a marca. Isso pode ser um evento, uma experiência nova e, acima de tudo, alguma informação que lhe seja relevante.
Os blogs, as redes sociais e até mesmo determinados materiais impressos têm deixado o conteúdo puramente promocional um pouco mais restrito, cedendo espaço às dicas, instruções e novidades relacionadas à área de atuação das empresas. Neste artigo, conheça mais algumas tendências em marketing de conteúdo:
Integração de diferentes formatos
Não há limites de maneiras pelas quais o conteúdo pode ser oferecido às pessoas. Ele pode ser integrado à publicidade tradicional, divulgado em sites parceiros e até mesmo incluir celebridades ou influenciadores digitais. Contudo, lembre-se de que a escolha desse tipo de estratégia deve sempre levar em conta a identificação e a aceitação do público-alvo. Alguns formatos podem ser mais indicados do que outros para determinados setores corporativos.
Dinamismo
Existem formatos de veiculação de conteúdo que permitem que uma parte do conteúdo seja mantida e outras sejam alteradas conforme o público ao qual se destina ou com o passar do tempo. Trata-se do conteúdo dinâmico, que pode ser útil, por exemplo, para oferecer promoções ou dicas mais segmentadas. Além da variabilidade, esse formato é economicamente mais acessível, inclusive ao pequeno empresário.
Atualização constante
Nada pior para a imagem de uma marca do que aquele blog ou página de rede social que está há meses ou anos sem uma publicação nova. Por este motivo, é preciso contar com um time criativo que esteja atento às novidades e seja apto a preparar conteúdos com certa frequência. Além disso, “ressuscitar” alguns conteúdos que tenham feito sucesso no passado pode ser uma solução prática para aumentar o alcance dessas publicações, o que pode até mesmo melhorar os ranqueamentos em mecanismos de buscas.
Impactos ao longo da jornada de compra
Quando se fala em marketing de conteúdo, é essencial que sejam produzidos conteúdos que impactem pessoas em todas as fases da jornada de compra: gente que não tem a mínima noção do assunto, indivíduos que já têm alguma noção (mas sem mais detalhes) e pessoas com um vasto conhecimento, mas que ainda estão avaliando as empresas antes de tomar uma decisão. A dica é diversificar e fazer publicações de conteúdos dos mais simples aos mais detalhados, com base na fase em que está localizado o seu público-alvo.
“Fora da caixinha”
O conhecimento das marcas acerca de seus públicos-alvo é essencial para que o conteúdo elaborado não só corresponda, como também supere as expectativas das pessoas. Isso é um diferencial perante a concorrência. Mesmo que o conteúdo produzido agora não faça mais sentido em alguns anos (por conta do dinamismo da vida moderna), sempre é possível realizar alterações e adaptações que mantenham a relevância.
Estratégia
Lembre-se sempre de que a produção de conteúdo é uma estratégia de comunicação que deve sempre atender a objetivos específicos. Acompanhe as métricas de monitoramento e faça ajustes sempre que forem necessários. Nesse processo de constante otimização, o marketing de conteúdo trará melhores resultados.