• Qual a importância de um blog corporativo em e-commerce?
Qual a importância de um blog corporativo em e-commerce?
Dentre os diversos meio de contato com clientes que a internet oferece às empresas, os blogs são uma ferramenta eficiente para divulgar informações, fortalecer relacionamentos e até mesmo impulsionar vendas. Barato e relativamente fácil de manter, o blog pode ser lançado em diferentes plataformas, inclusive dentro do próprio site.
No comércio digital, a produção de conteúdos relevantes a públicos bem definidos ajuda a esclarecer dúvidas e a aumentar a visibilidade da marca no meio. Contudo, a implementação dessa estratégia exige um planejamento bem elaborado.
Frequência de publicações
O ideal é que os posts sejam feitos numa frequência definida, como uma vez por semana, por exemplo. Isso evita o tédio dos clientes e ajuda a ranquear melhor o site da empresa nos sites de busca, como o Google. Por isso, sim, o blog ajuda em SEO.
O feedback do público por qualquer canal, inclusive por meio do próprio blog, permite descobrir quais são os desejos, dúvidas e necessidades dessas pessoas. Por isso, com base nesses dados, elabore um cronograma de pautas relevantes.
Análise de conteúdos
Também é importante analisar quais foram os tópicos mais bem-recebidos pelo público e quais não fizeram tanto sucesso assim, para saber em quais temas é válido reforçar o assunto. Também é interessante mapear o meio pelo qual o usuário chegou até o blog. Se foi por meio de sites de buscas, a análise das palavras-chave envolvidas é importante, já que esses termos podem ser usados ao longo dos textos para que a página adquira melhores posições orgânicas para esse tipo de buscas.
Lembre-se de que o objetivo do blog é conferir à empresa uma autoridade nos assuntos pertinentes à sua área de atuação. Embora seja possível fazer isso de modo mais discreto, o blog não é uma plataforma para textos feitos exclusivamente para autopromoção da empresa.
Interatividade
Assim como nas redes sociais, boa parte dos blogs também permite que os usuários possam publicar comentários. Além de serem um importante feedback, esses comentários são uma possibilidade interativa de iniciar relacionamentos de qualidade. Por isso, é interessante que haja alguém da empresa que responda a esses comentários, esclarecendo dúvidas, agradecendo aos elogios (e às vezes respondendo a críticas). Deixar o usuário “falando sozinho” é sempre algo negativo.
Linguagem
Outro aspecto fundamental para gerir blogs corporativos é a linguagem adotada. Após concluir a redação de qualquer artigo, faça uma revisão gramatical – erros do tipo podem enfraquecer a credibilidade da marca. Nos artigos, a objetividade e a clareza são os pilares de uma comunicação eficaz. Imagens e infográficos ajudam a deixar o post mais leve.
Por falar em leveza, evite um vocabulário muito rebuscado e procure ser sempre acessível ao público. Outra dica importante é evitar parágrafos muito longos, pois eles tornam a leitura cansativa.
Seguindo as dicas acima, fica mais fácil gerir o blog e usá-lo a favor da sua empresa no comércio digital.