Black Friday – Como tudo começou

Black Friday – Como tudo começou

bg

A origem da Black Friday remete a comemoração do varejo realizada nos Estados Unidos, cujo princípio vender diversos produtos e serviços, por meio físico ou online, com descontos únicos durante um período de 24 horas, ou seja, a “sexta-feira negra”. Por lá, o evento é realizado na sexta-feira após o feriado do dia de Ação de Graças que ocorre na quarta quinta-feira do mês de novembro. Por aqui, a data aconteceu no dia 28 de novembro, para acontecer exatamente no período do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro. Inteligente, não?

Mas nem tudo foram flores na primeira sexta-feira negra brasileira. Neste artigo, você descobrirá mais sobre a origem e algumas curiosidades sobre a Black Friday.

Origem do termo “Black Friday”

Mesmo que hoje a Black Friday signifique “dia de compras”, o termo Black Friday se referia originalmente a eventos muito diferentes.

“O adjetivo negro foi usado durante muitos séculos para retratar diversos tipos de calamidades”, afirma o linguista Benjamin Zimmer, editor-executivo do site Vocabulary.com.

Começo no Brasil

 A primeira Black Friday brasileira ocorreu em 2010 no dia 28 de novembro e, diferentemente da credibilidade e sucesso imediatos ocorridos nos Estados Unidos, o evento quase naufragou por aqui.

Isso porque muitas empresas decidiram oferecer descontos que, como a própria população definiu, eram “metade do dobro do preço”. Ou seja, dias antes da Black Friday acontecer, os preços dos produtos e serviços subiam em até 100% para depois serem “cortados” pela metade, gerando a falsa ideia de desconto “sensacional” e “oportunidade única”.

A maquiagem dos preços quase sepultou a Black Friday no Brasil, mas, felizmente, a repercussão negativa envergonhou os comerciantes – que também foram devidamente acusados e processados nos órgãos competentes de proteção ao consumidor – e a Black Friday dos anos seguintes começaria a funcionar como realmente deve, com preços e descontos imperdíveis nessa data do ano para todos os brasileiros.

O peso do e-commerce na Black Friday

Podemos afirmar que, a Black Friday foi o primeiro grande sucesso do e-commerce em uma escala nacional.

Atualmente, o e-commerce cresce por mais de 5 anos consecutivos e o mesmo vai acontecer neste ano de 2016, mesmo com crise, pois o e-commerce já registrou aumento superior a 5% no primeiro semestre do ano, e isso sem a Black Friday e as festas de fim de ano.

Hoje os números e a credibilidade da Black Friday aumentaram drasticamente no Brasil, mas isso é assunto para o nosso próximo artigo. Aguarde!

Criação de Sites Responsivos