Black Friday – Pequenos e médios e-commerces podem se beneficiar?

Black Friday – Pequenos e médios e-commerces podem se beneficiar?

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A Black Friday tornou-se uma data de extrema importância para o comércio em diversos países, incluindo o comércio eletrônico. Grandes varejistas aproveitam a ocasião para oferecer grandes descontos e limpar os estoques. No entanto, fica um questionamento: será que o e-commerce de pequeno ou de médio porte pode se beneficiar da data? Apesar do poder financeiro inferior, a resposta é sim. Confira algumas dicas:

Credibilidade

Como lojas virtuais de pequeno porte não são tão reconhecidas quanto as grandes marcas, é natural que alguns consumidores sintam receio de comprar seus itens. Para resolver esse problema, a dica é investir em selos de segurança e credibilidade que tranquilizem o público e atestem que seu negócio é confiável. Em complemento aos selos, as próprias avaliações de clientes sobre seus produtos ou serviços também ajudam esse consumidor em potencial a perceber as vantagens dos itens comercializados e a segurança do e-commerce. Na Black Friday, oferecer essa segurança ao público é essencial.

Informações Atualizadas

Um importante diferencial dos e-commerces de pequeno e médio porte sobre os de grande porte é a capacidade de oferecer atendimento personalizado e de qualidade. Por isso, é preciso que todos os canais de comunicação entre a marca e o público estejam claros e de fácil acesso. Telefones, redes sociais, formulários, chat online e e-mails devem estar acessíveis no site, assim como o nome, CNPJ e razão social da empresa, garantindo confiabilidade. É preciso diversificar esses canais de comunicação e integrá-los para atender às diferentes demandas do mercado. Se também houver uma loja física, não se esqueça de colocar o endereço, preferencialmente com um mapa para facilitar o acesso. Mostre eficiência!

Descontos

É claro que, quando se trata da Black Friday, descontos são a principal estratégia para promover vendas. Segundo o Google, 68% dos consumidores brasileiros têm intenção de comprar produtos na data. Para os e-commerces de pequeno e médio porte, a dica é oferecer descontos especialmente nos produtos acumulados em estoque. Também é interessante consultar quais são os itens mais vendidos e procurar negociar com os fornecedores, de modo que seja possível disponibilizá-los com descontos generosos, atraindo mais clientes.

Honestidade

Especialmente no mercado brasileiro, muitas empresas (de diferentes portes e segmentos) têm sido criticadas por falta de honestidade em seus descontos, pois aumentam os preços às vésperas do evento para depois reduzi-los um pouco e chamar isso de desconto. Não entre nessa onda da “metade do dobro”. O consumidor brasileiro é um dos que mais pesquisam antes de comprar algo pela internet e, principalmente na Black Friday, tende a ficar bem atento. Por isso, jogue limpo e conquiste a confiança do público, especialmente em se tratando de um e-commerce ainda não muito reconhecido.

Campanhas Digitais

Nas redes sociais, ou mesmo por meio de anúncios patrocinados, é interessante divulgar as principais promoções de seu e-commerce na Black Friday. Também é interessante criar uma landing page específica para a data, contendo os itens com descontos e os melhores meios de adquiri-los. Essa página, por meio das profundas segmentações da internet, ajuda a atrair leads qualificados para o presente e para o futuro.

Dessa forma, as pessoas que comprarão impulsivamente por conta da Black Friday poderão ficar encantadas com a qualidade dos produtos, dos serviços e do atendimento, tornando-se clientes. Aproveite a Black Friday não só para atrair novos consumidores, mas também para fideliza-los.

Com as dicas apontadas, é possível se planejar para o evento e construir relacionamentos duradouros.

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