• Estratégias para Marketing de Conteúdo – Parte 1
Estratégias para Marketing de Conteúdo – Parte 1
O desenvolvimento da publicidade e das mídias que a sustentam tem provocado um verdadeiro bombardeio diário de produtos, serviços, preços e promoções. Mais do que um diferencial, a comunicação passou a se tornar uma obrigação a qualquer empresa. Nesse mar homogêneo de anúncios, fica difícil obter destaque e atrair a atenção do público. Por conta dessas circunstâncias, a publicidade e o marketing têm de se reinventar constantemente, em busca de meios mais sedutores para estabelecer um diálogo com a sociedade.
Ao invés de invadir a rotina das pessoas com uma série de verbos no imperativo, por que não atrair as pessoas certas, abordando assuntos que sejam de seu interesse? Cada vez mais pautada na informação e no entretenimento do que no aspecto comercial, a comunicação procura aguçar a curiosidade das pessoas e, aos poucos, divulgar a empresa. Assim é o marketing de conteúdo, e há muitas maneiras de colocá-lo em prática. Conheça algumas:
Blog da empresa
Especialmente para as empresas de menor porte, que não dispõem de tanta verba para investir nas mídias mais poderosas, o marketing de conteúdo pode ser uma saída criativa. Os blogs corporativos, na maioria das vezes presentes nos próprios sites, são excelentes espaços para demonstrar conhecimento e autoridade no assunto. Não é um local para divulgar explicitamente um produto, mas sim para atrair as pessoas com conteúdo que lhes seja interessante, como dicas, tutoriais e novidades do setor. Vale a pena apostar em artigos, notícias, entrevistas, imagens, infográficos e vídeos – tudo para criar uma personalidade para a marca e estabelecer um vínculo com as pessoas. Além disso, a utilização estratégica de palavras-chave nos artigos possibilita um melhor ranqueamento orgânico para o site da empresa, aumentando sua visibilidade.
Bloggers
A tendência do momento é a utilização de digital influencers para realizarem reviews de produtos, recomendando-os aos seus seguidores. Para a pequena ou média empresa, isso também representa gastos significativos, mas é possível apostar em bloggers que, apesar de serem menos conhecidos (nada impede que eles se tornem mais famosos no futuro), possam recomendar a marca e dar mais notoriedade ao site. É preciso, contudo, que o blogger escolhido seja, de alguma forma, conectado com o universo de atuação da empresa.
Presentes
A maior vantagem das PMEs sobre as grandes corporações é a possibilidade de construir relacionamentos mais próximos com as pessoas. Criar promoções que, de alguma forma, “presenteiem” alguns clientes, seja com brindes ou descontos, é um meio de engajar as pessoas e estimular o marketing “boca-a-boca”, ou seja, pessoas falando sobre a marca ou sobre o produto em questão. Alguém que usa um produto e passa a recomendá-lo a outras pessoas é a publicidade mais sincera e eficiente.
Viralização nas redes sociais
As redes sociais também são um espaço onde as marcas podem (e devem) criar engajamento com seus seguidores. Novamente, a ideia não é ficar divulgando produtos, mas sim, produzir conteúdo relevante. Estar atento às principais tendências e assuntos do momento permite ser mais assertivo e, quem sabe, criar imagens ou vídeos que possam ser compartilhados e viralizados. Para que isso ocorra, é preciso observar, também, aquilo que o público tem a dizer sobre a sua marca, interagir com as pessoas, responder aos seus comentários e conhecê-las bem para perceber que tipo de conteúdo surtirá os melhores resultados.