Desmistificando o Google AdWords

Desmistificando o Google AdWords

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A internet é, hoje em dia, um dos mais poderosos canais de comunicação entre marcas e pessoas. Boa parte da população passa o dia mergulhada no universo digital para trabalho, estudos, entretenimento e também para pesquisar sobre produtos e serviços nos quais esteja interessada. Por conta disso, os anúncios patrocinados têm sido cada vez mais utilizados em e-mails e redes sociais, mas principalmente no Google, o principal site de buscas da atualidade.

O Google AdWords permite a publicação de anúncios patrocinados acima ou abaixo dos resultados orgânicos das páginas de busca referentes a palavras-chave consideradas relevantes. Entenda como essa plataforma funciona.

Sistema PPC

O Google AdWords funciona por meio do sistema PPC, ou Pay Per Click. Os anunciantes pagam pelo espaço adquirido para o anúncio apenas para cada clique recebido. Além de anunciar na própria página de buscas, os anúncios também podem ser publicados na rede de display, que consiste num conjunto de sites associados que oferecem espaços específicos, de acordo com a segmentação contextual.

Escolha de palavras-chave

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, no Google AdWords a estratégia de “quanto mais palavras-chave melhor” não é eficaz, pois pode gerar gastos desnecessários com termos que não são comumente procurados pelo público-alvo. Por isso, é preciso entrar na mente desse cliente em potencial e imaginar quais seriam as palavras-chave utilizadas por ele. É preciso que esse termos sejam relevantes para impactar as pessoas certas. A dica é equilibrar palavras-chave mais genéricas e termos mais específicos.

Isso leva a outro ponto importante: segmentar o público. É necessário que as marcas conheçam detalhadamente o público com o qual querem dialogar, tendo uma persona em mente. As segmentações por faixa etária, gênero, nível de instrução, classe socioeconômica, localização geográfica, entre outros são importantes para evitar que o anúncio atraia pessoas não compatíveis com o perfil dos clientes da empresa.

Criação dos anúncios

Conhecendo bem o público-alvo e delimitando as palavras-chave a serem utilizadas, fica mais fácil criar o anúncio. O texto dos anúncios no Google AdWords deve ser claro, direto e objetivo, pois o espaço é curto e a internet é uma mídia em que as pessoas gostam de leituras rápidas para encontrar o que desejam. CTAs com verbos no imperativo são fundamentais para levar o usuário à ação.

Destinos qualificados

Ao clicar no anúncio, é preciso que o usuário seja conduzido à uma página que disponibilize todas as informações prometidas no anúncio. Para saber se a campanha está surtindo o efeito desejado, é necessário acompanhar continuamente as principais métricas do Google Analytics, como a taxa de rejeição, taxa de conversão, entre outros.

Observações

É importante ressaltar que a utilização da estratégia de links patrocinados não influencia no SEO, ou seja na obtenção das melhores posições orgânicas. Para esse tipo de ranqueamento, o Google analisa uma série de fatores sobre a qualidade do site. Nos links patrocinados, o valor investido pesa bastante no ranqueamento, mas a relevância dos anúncios e a qualidade das páginas também são importantes, dando oportunidade mesmo para as pequenas e médias empresas que não dispõem de tanta verba.

Criação de Sites Responsivos