• Bons resultados de marcas no YouTube e no Instagram
Bons resultados de marcas no YouTube e no Instagram
As mídias sociais proporcionam uma linguagem única, que possibilita mais proximidade com as pessoas e leva a humanização das marcas a um novo patamar. Cada uma das opções de redes sociais disponíveis explora algum aspecto mais forte, seja o texto, o link, a imagem, o gif, o vídeo, e por aí vai. O que importa é ser relevante, aumentar a visibilidade e impactar as pessoas, reforçando o nome no mercado.
No trimestre passado, a fórmula que mais havia dado bons resultados foi a combinação imagens + links. Esses dois elementos refletem a sociedade atual, em que é preciso ter uma combinação visual impactante para atrair a atenção das pessoas, mais do que as próprias palavras. Além disso, é preciso sempre de um link por meio do qual o usuário possa encontrar um conteúdo mais extenso nos sites, referente àquilo que foi anunciado, o que inclui as possibilidades de conversão.
Mudanças
Segundo um estudo conduzido pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em parceria com a Socialbakers, as imagens estáticas perderam força nos últimos meses para o dinamismo do conteúdo em vídeo. Uma prova disso é o fato de que a quantidade de seguidores das maiores marcas cresceu 22% no Instagram, rede voltada para imagens e vídeos. Segundo pesquisadores, o principal fator para esse aumento foi o lançamento da função Stories, que permite a publicação de vídeos curtos.
Da mesma forma, a quantidade de usuários inscritos nos canais dessas marcas no YouTube também registrou um crescimento de 29%.
A importância do vídeo
Os vídeos são mais dinâmicos e possuem recursos que as imagens não possuem, como o movimento e, possivelmente, o áudio. Isso permite que sejam feitas pequenas animações, gifs e outros conteúdos que atraem a atenção das pessoas. O conteúdo em vídeo, quando criativo, possui bom potencial de viralização, ou seja de ser cada vez mais reproduzido pela web, tornando a marca mais visível, consequentemente.
E o Facebook?
Na contramão de YouTube e Instagram, o Facebook registrou decréscimo nas interações (likes, compartilhamentos e comentários) nas postagens de páginas de marcas. Dados apontam que a rede também tem priorizado conteúdo audiovisual, porém, as marcas continuando apostando mais em imagens, cuja produção não exige tanto investimento quanto o conteúdo em vídeo. Ainda assim, o site de Mark Zuckerberg segue como a rede social com maior quantidade de usuários no mundo, com mais de 2 bilhões de participantes.