• Fatores a considerar na escolha do gateway de pagamento
Fatores a considerar na escolha do gateway de pagamento
Um gateway de pagamento é uma interface responsável por estabelecer a conexão entre as transações de um e-commerce e as forma de pagamento disponíveis. Ele é muito importante, principalmente para os e-commerces que já trabalhem com volumes médios ou grandes de vendas e, portanto, precisam de um sistema organizado que mantenha a eficiência e a segurança do negócio. Os gateways de pagamento atuam na gestão de envios e recebimentos de dados de pagamentos, integrando as lojas às instituições financeiras. Há muitas opções existentes no mercado, de modo que é, às vezes, difícil escolher. Confira alguns fatores a serem levados em consideração:
Funções
Os recursos disponíveis nos gateways de pagamento devem facilitar a vida do lojista e também otimizar a experiência do usuário, tornando-a mais prática. Análise de dados, relatórios, painéis de controle e opções de pagamento em diferentes cartões são alguns dos itens que o gateway de pagamento deve possuir.
Integração com outros sistemas
Com o passar do tempo, as lojas virtuais tendem a se desenvolver e aumentar suas vendas, o que passa a exigir novos canais de comunicação e formatos de negócios. Por este motivo, é importante que o gateway de pagamento esteja integrado a soluções antifraude e demais serviços oferecidos por parceiros que otimizem os processos. Isso reduz custos e torna as transações mais práticas.
Integração com plataformas
Muitos negócios online são feitos sobre determinadas plataformas, e é necessário que o gateway de pagamento a ser escolhido seja compatível com a plataforma adotada. Se isso não ocorrer, esses sistemas podem apresentar problemas em seu funcionamento. A maioria dos gateways é compatível com as plataformas, mas é preciso estar atento às novas tecnologias que surgem e se manter sempre atualizado.
Segurança
As compras online envolvem não só transações financeiras, mas também uma série de dados de clientes que circulam pelo meio. Isso é motivo de receio para algumas pessoas ao comprarem pela internet. Por conta disso, é preciso que os gateways de pagamento funcionem conforme as exigências estabelecidas pelas normas internacionais de regulamentação.
Além disso, vale optar por gateways que oferecem serviços contra fraudes, como o AVS (Sistema de Verificação de Endereço) e a verificação de BINs (os seis primeiros números do cartão). Essas ferramentas verificam se os dados do emissor do cartão são válidos e bloqueiam as transações quando essas informações não são compatíveis.
Comunicação multicanal
Em qualquer negócio, inclusive nos negócios online, problemas podem ocorrer, de modo que é fundamental estar sempre disponível para auxiliar o cliente nas dificuldades que ele pode estar enfrentando. Por isso, é preciso escolher um gateway que ofereça um suporte técnico eficiente, disponível em diversos canais, para evitar que o usuário desista de efetuar a compra.
Custo-benefício
Por fim, as empresas de gateways de pagamento oferecem diferentes valores pelo serviço, de acordo com as funcionalidades de que dispõem. As mensalidades ou anuidades são geralmente proporcionais à quantidade de transações realizadas. Dessa forma, é importante identificar quais são as principais necessidades do negócio e procurar pelo gateway que melhor as satisfaça.
Investir nesse tipo de tecnologia é um meio de realizar transações com segurança e praticidade, melhorando a experiência do cliente e, em consequência, aumentando as conversões. Isso permite a construção de relacionamentos de maior qualidade a longo prazo.