• Branding em e-commerce
Branding em e-commerce
Qual o futuro de uma marca que não investe em si própria? Nenhum, com toda certeza. O branding em e-commerce é fundamental para o sucesso de seu negócio, independentemente de ser grande, médio, pequeno ou micro, sua empresa precisa investir na marca que carrega, especialmente no disputado mundo do e-commerce. O branding ajuda a posicionar sua marca no mercado e na mente do seu público-alvo, criando identificação e facilitando a apresentação dos produtos e serviços, antigos e novos, para seus clientes potenciais.
Alguns aspectos a considerar em branding para o seu negócio, agora para você:
A escolha do nome
Especialmente em e-commerce, é muito bom que a marca tenha contido o trabalho que realiza, como acontece com as agências de marketing digital, por exemplo, que sempre buscam introduzir um termo de seus serviços primordiais na marca que carregam. Isso não precisa ocorrer em cada marca, porém, se sua imaginação comportar o nome e o serviço/produto, melhor.
Outros aspectos devem ser levados em consideração impreterivelmente. São eles:
· Nome curto;
· Fácil de memorizar;
· Fácil de pronunciar e escrever;
· Relacionado ao seu produto ou serviço.
Como você também precisará de um bom SEO para garantir os acessos à sua loja virtual, vale a pena conferir as palavras-chave mais buscadas e utilizar um domínio igualmente intuitivo.
Definição da marca
A definição da marca engloba a missão, valores e visão. Ou seja, o que sua marca pretende no mercado, o que ela oferece e quais planos para o futuro da marca e de seus clientes.
A missão é, basicamente, o impacto que você deseja causar no mundo: para o que a sua empresa existe? A visão é um pouco mais prática e precisa ser atualizada no decorrer do tempo. Por fim, os valores são todos os princípios éticos e comportamentais a serem incorporados nos procedimentos e nas atitudes dos funcionários.
O status do seu branding
O status do branding é como sua marca irá se declarar ao mercado, ou seja, sua apresentação e proposta para o público-alvo.
Você consegue essa definição realizando as seguintes questões:
Quem é a sua marca?
O que ela oferece?
Quais suas características mais marcantes?
O que a diferencia da concorrência?
Quem é o seu público?
Diferencie sua marca
Para diferenciar sua marca do restante do seu segmento, você deve conhecer seu ramo de atuação e a concorrência inteiramente.
Somente uma análise apurada pode permitir oferecer algo diferente de tudo que existe hoje, além da, claro, necessidade do cliente, que deve ser sempre saciada.
Por exemplo, você sabia que a maioria dos brasileiros está disposta a compartilhar seus dados de consumo se as marcas oferecem ofertas exclusivas, descontos e vantagens em programas de fidelidade? Mais informações sobre este tema em nosso artigo “88% revelam dados em troca de ofertas exclusivas“
Detenção do conhecimento permite inovar e apresentar diferenciais que os outros não possuem.