Como a Busca de Voz Afeta o SEO do Seu Site?

Como a Busca de Voz Afeta o SEO do Seu Site?

Como a Busca de Voz Afeta o SEO do Seu Site?

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A correria do dia a dia tomou conta de todas as áreas da nossa vida, incluindo a hora de utilizar os mecanismos de pesquisa. Com isso, tornou-se mais comum que as pessoas prefiram usar a busca de voz para fazer consultas no Google, por ela ser mais rápida, do que digitar o assunto desejado na barra de pesquisa.

Se você investe em estratégias de Search Engine Optimization (SEO) para posicionar bem a sua empresa nos mecanismos de busca é importante ficar atento a essa mudança de comportamento dos usuários.

Afinal, é necessário entender como a busca de voz afeta o SEO do seu site para conseguir traçar estratégias de marketing que sejam eficientes, independente de como o usuário fará a pesquisa. No conteúdo abaixo, trouxemos detalhes sobre esse assunto. Acompanhe a leitura e aprenda com a gente!

O que é e como funciona a busca de voz

O que é e como funciona a busca de voz?

Ao abrir a página inicial do Google, você notará que existe a possibilidade de pesquisar uma palavra-chave tanto escrevendo o termo na barra de ferramentas quanto acionando o ícone do microfone. Essa consulta, realizada por meio da fala nos mecanismos de pesquisa, é o que chamamos de busca de voz (ou Voice Search).

Assim como acontece quando digitamos uma expressão na barra de pesquisa, essa funcionalidade artificialmente inteligente leva os termos captados ao buscador, que retorna imediatamente com resultados da web correspondentes ao assunto procurado.

As pesquisas atuais apontam que o consumo da busca de voz aumentou expressivamente nos últimos anos por causa da popularização dos dispositivos móveis, que facilitam o uso dessa ferramenta. Segundo um estudo da empresa Adobe, o cenário atual indica que:

  • Cerca de 52% das consultas em buscadores são feitas por meio da pesquisa de voz;
  • Em média, 85% dos entrevistados usam o comando de voz nos smartphones;
  • Predominantemente, a pesquisa de voz é acionada para obter localizações.

Para certificar esses dados, basta observar como tem crescido também a venda de assistentes virtuais, como a Alexa da Amazon ou a Siri da Apple, que são dotadas de sistemas parecidos ao aplicado na busca de voz.

Por que investir na busca de voz melhora o SEO do seu site?

Após ler as informações acima, é bem provável que você tenha se questionado sobre o que a adoção da pesquisa de voz tem a ver com os resultados de SEO do seu site. Em síntese, essa questão só reforça a importância de um bom posicionamento da sua empresa nos mecanismos de busca.

Sem entender como as pessoas acessam os buscadores será mais difícil fazer com que o seu site esteja em destaque na web, pois as estratégias certas de otimização estão diretamente ligadas à compreensão dos hábitos dos consumidores, inclusive do modo como eles pesquisam na internet. Sendo assim, pode-se afirmar que o SEO existe em razão do comportamento do público e não o contrário.

Busca de voz: 4 dicas para aplicar no SEO do seu site

Então, a utilização constante da busca de voz mostra como é fundamental o trabalho para posicionar um site nos primeiros resultados dos mecanismos de pesquisa. Para isso, é claro que vale a pena apostar em estratégias de SEO, que sejam focadas no funcionamento dos comandos de voz, como as mencionadas a seguir:

1. Tenha um design compatível com dispositivos móveis

A maior parte das consultas por voz são feitas nos dispositivos móveis, por isso é essencial que o seu site tenha uma boa usabilidade em todos os tipos de aparelhos digitais. Esse aspecto afeta diretamente a jornada do usuário e se ele não encontrar uma interface rápida e responsiva, certamente abandonará o seu endereço para clicar em outro link na web.

Por que investir na busca de voz melhora o SEO do seu site

2. Escolha palavras-chaves com base na conversação

A escolha certa de palavras-chaves também é indispensável para o bom posicionamento de um site. Com o uso dos comandos de voz percebeu-se que faz mais sentido inserir frases e perguntas completas nos conteúdos, como as realizadas na interação entre seres humanos, para melhorar o ranqueamento da página.

3. Cadastre no “Google Meu Negócio”

Outra tendência da busca de voz é a utilização desse mecanismo para descobrir empresas e serviços desejados. Uma boa alternativa nesse sentido é cadastrar o seu site no “Google Meu Negócio”, aumentando a possibilidade de que ele apareça em destaque nos resultados de pesquisa quando um assunto relacionado a ele for consultado.

4. Conquiste uma posição de destaque no Google

Nas buscas de voz orgânicas atingir o topo do Google já não é suficiente, portanto faça com que seu conteúdo apareça na posição 0 (aquela caixa de destaque onde o buscador mostra o link com o melhor resultado). Para chegar a esse lugar, aposte em uma linguagem simples, marque trechos relevantes e dê respostas curtas, porém concisas.

Escolha palavras-chaves com base na conversação

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