• Equipe de Marketing ou Agência: Qual Compensa Mais?
Equipe de Marketing ou Agência: Qual Compensa Mais?
As estratégias de marketing digital têm como objetivo fortalecer as marcas, atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Mas, isso você provavelmente já sabe. Agora, na hora de colocar a mão na massa pode surgir uma dúvida mais comum do que se imagina: afinal, equipe de marketing ou agência, qual é a melhor e mais vantajosa opção?
Por que uma empresa precisa de marketing digital?
Na época dos nossos pais e avós, pedir indicações para conhecidos e consultar as páginas amarelas (lista com dados de contato de prestadores de serviços) era a melhor forma de encontrar empresas que prestavam os mais variados tipos de serviços.
Mas, o mundo mudou. Hoje em dia, a internet cumpre o papel de base de dados e é através dela que muitos clientes e consumidores chegam até às marcas e encontram os serviços e produtos desejados. Sendo assim, o marketing digital se tornou imprescindível.
Antes de qualquer coisa, saiba que não existe certo ou errado quando se fala em contratar uma equipe interna de marketing ou uma agência externa. O que realmente importa é saber qual opção é mais vantajosa para o seu negócio e seus objetivos com o serviço prestado.
Sendo assim, se entre equipe de marketing ou agência você quer saber qual compensa mais, primeiramente é fundamental estabelecer as diferenças entre cada uma delas e quais as vantagens de cada. Então, vamos começar falando sobre equipes internas de marketing.
Equipe de marketing: vantagens e desvantagens
Uma equipe interna de marketing digital é composta por profissionais especializados em diferentes áreas (design, redação, social media, entre outras) que ficam responsáveis por desenvolver, gerenciar e manter a estratégia de marketing digital do seu negócio. É uma opção com vantagens e desvantagens. Confira algumas delas.
Atendimento exclusivo
Um dos principais benefícios que a contratação de uma equipe interna de marketing pode trazer para o seu negócio é a exclusividade no atendimento. Isso porque, nesses casos, os colaboradores se dedicam em tempo integral para as estratégicas da sua empresa.
Aqui, é essencial estudar previamente se a demanda de serviço realmente justifica a contratação de uma equipe interna. Vale levar em conta o tamanho da empresa, o tipo de serviço prestado e o volume de procura, assim como os objetivos com a estratégia.
Integração entre equipes
Ao contratar uma equipe interna, os colaboradores especializados em marketing digital ficam alocados na sede da empresa. Dessa forma, têm a oportunidade de viver o dia a dia do negócio e conviver com as outras equipes, como vendas e atendimento, por exemplo.
A integração entre as equipes é uma excelente forma de possibilitar a criação de estratégias integradas para alcançar os objetivos comuns entre todos os setores e também estratégias específicas para cada área da empresa, visando sempre o crescimento do negócio.
Custos maiores
Mas nem só de pontos positivos a contratação de uma equipe interna de marketing digital é feita. Uma das desvantagens dessa opção é que os custos para manter o trabalho acabam muitas vezes sendo maiores do que o valor cobrado para contratar uma agência externa.
Espaço físico, equipamentos, tecnologias, salário e benefícios, entre outros custos acabam ficando todos por conta da empresa. Por essa razão, é necessário avaliar bem as opções e fazer as contas para definir o que vale mais a pena e compensa mais para o seu negócio.
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Maior tempo para montagem do time
Não é da noite para o dia que se monta um time qualificado, confiável e experiente para gerenciar o marketing digital de uma empresa. Encontrar os profissionais certos para a vaga adequada é um verdadeiro desafio e leva tempo.
Neste contexto, montar uma equipe interna de marketing digital leva mais tempo, ao contrário do que acontece ao contratar uma agência externa, o que consequentemente faz com que os resultados demorem mais para serem obtidos.
Agência de marketing digital: vantagens e desvantagens
Cada vez mais agências de marketing digital surgem diariamente. No entanto, será que realmente vale a pena contratá-las? Essa é uma das dúvidas que muitos empresários têm em comum. A verdade é que existem vantagens e desvantagens, veja algumas delas.
Investimento menor
É inegável que uma das grandes vantagens que a contratação de uma agência externa de marketing digital oferece é o menor investimento, quando comparado com a contratação de uma equipe interna de marketing digital.
Com a contratação de uma agência, a sua empresa não precisa arcar com despesas trabalhistas e estrutura para alocar a equipe e possibilitar a execução do trabalho. Ao contratar uma agência, também é possível incluir no contrato apenas os serviços desejados.
Equipe multidisciplinar
Na hora de contratar uma equipe interna, muitas vezes é necessário escolher apenas profissionais de algumas áreas para compor a equipe, principalmente quando o orçamento está um pouco apertado.
Já a contratação de uma agência externa faz com que a sua empresa tenha acesso a uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais especializados em todas as áreas que são úteis ao marketing digital.
Pouca exclusividade
Ao contratar uma agência externa de marketing digital, uma das desvantagens é que os profissionais da equipe geralmente não trabalham exclusivamente para a sua empresa, mas sim dividem a atenção entre diferentes clientes.
Para muitos, esse pode ser um problema. Mas a verdade é que isso nem sempre é negativo. As agências de marketing digital geralmente possuem muita experiência e conhecimento em diferentes setores e áreas de atuação, o que torna o trabalho muito mais amplo.
Distância entre equipes
A distância entre as equipes de marketing digital e outras áreas da empresa realmente é uma realidade quando se opta por contratar uma agência externa ao invés de uma equipe interna, o que poderia ser um problema para a integração entre os setores.
Apesar disso, saiba que atualmente existem tantos recursos tecnológicos que já é possível aproximar pessoas em diferentes partes do mundo, não importando a distância. Isso significa que o fato de não estarem presentes na sua empresa não significa que o trabalho prestado pelas agências de marketing seja menos eficiente.
Agora que você já sabe as vantagens e as desvantagens de cada opção, certamente ficou mais fácil decidir o que compensa mais, equipe de marketing ou agência.
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