• Como gerar mais confiança para seu e-commerce
Como gerar mais confiança para seu e-commerce
A primeira visita ou a primeira compra em um site que não conhecíamos, nos geram algumas dúvidas antes de fechar nossa primeira compra. Partindo do pressuposto que não conhecemos os responsáveis pela loja online, ou não temos um vendedor apresentando os produtos ou auxiliando em nossa decisão como em uma loja física, os elementos responsáveis por compensar essa falta, são os mesmos, responsáveis por gerar mais credibilidade, confiança, engajamento, interação e por fim, a conversão (vendas) o que realmente importa.
Estes fatores são sempre levados em consideração, seja no mundo virtual ou físico. Eles vão influenciar se os novos visitantes irão retornar, assinar uma newsleater, preencher um formulário ou efetuar uma compra. Ao longo deste conteúdo vamos responder à pergunta principal: como fazer o e-commerce influenciar de maneira positiva o usuário que chega ao seu site pela tela de seu computador ou de seu smartphone?
Não só em um e-commerce, como qualquer site, de qualquer nicho, compartilham da mesma necessidade. Grande parte dos lojistas e empresários custam a entender a importância dos fatores: credibilidade, confiança, engajamento e interação, em sua grande maioria são empresas que não tem alcance as informações ou ainda não chegaram a uma agência que de um suporte completo para o seu e-commerce ou seu site.
Você sabia que 98% dos consumidores que compram pela internet desistem de uma compra online de maneira rápida e sem motivos? Pois é! Em minha opnião baseada nos resultados dos projetos que desenvolvemos ou administramos, mostram que a taxa de conversão de um site ou e-commerce estão atrelados diretamente a confiança e segurança e estas características só são geradas no usuários em alguns itens pontuais.
Comentários e depoimentos
Uma pesquisa realizada em abril de 2016 pela Amazon, mostrou que 55% dos entrevistados que buscaram um produto no mundo digital, concluíram uma compra, simplesmente por ter acesso aos comentários de outros consumidores. Está muito claro a real importância de criar uma estratégia para estimular seu cliente a fazer um comentário sobre sua compra. Os comentários podem não ser só sobre o produto, mas muitas vezes, eles acabam citando que a entrega foi antes do previsto ou que o preço foi o melhor que ele encontrou. Depoimentos ou feedback ajudam na tomada de decisão de um visitante, por tanto, quanto mais comentários em seu site, melhor.
Conteúdos e reviews
Estratégias de fomentação e alimentação de conteúdo também ajudam no aumento da taxa de conversão de um e-commerce. Imagine você, quantas dúvidas você tem antes de comprar um smartphone? Será que ele realmente é bom? O custo benefício realmente vale a pena? Em comparação com outro smartphone, qual deles é melhor? A câmera dele é boa? Permite expandir a memória do aparelho?
Olha quantas dúvidas temos, e acredite, assim como você, outras pessoas também já procuram pelo produto sem antes responder a estas questões. O que vale a pena é você conseguir atender todas estas necessidades e dúvidas sobre os produtos de seu e-commerce e fornecer conteúdo de qualidade para estas dúvidas. Reviews, comparativos, testes, seja em texto ou vídeos são muito importantes também. A criação de um blog, pode afetar diretamente na melhora da taxa de conversão de seu e-commerce, mas para isso realmente funcionar você precisa de um bom planejamento estratégico.
Layout
Em minha opinião, este deve ser o item que deve ter sua atenção em primeira estância. Para qualquer e-commerce imagem é tudo, em uma primeira visita, o usuário vai ser impactado pelo visual de sua loja, e se você tem um layout que converse diretamente com seu público alvo, gere engajamento, confiança e credibilidade você já tem grandes pontos importantes para vender mais.
Em nossos projetos desenvolvidos e estudos realizados, temos casos de sucesso que saltaram de 30 a 40 conversões por mês para 200 a 280 conversões por mês, sem influencia de novos ou mais visitantes. Está mais do que claro que quanto mais bacana o site (lembrando – não é bacana para você, é bacana para seu público-alvo e isso requer um planejamento profundo) mais vendas conseguimos gerar, não só em um e-commerce mas em qualquer tipo de site.
Conclusão
Galera, é muito importante dizer que não existe uma receita, o caminho das pedras, aplicou-funcionou isso é coisa de guru e se possível para de gastar investimento e tempo com eles. Existem estratégias que funcionam? sim, porém a mesma estratégia que você aplicou e deu super certo, para um outro e-commerce pode não ajudar em nada – Cada projeto deve ser tratado como único e a grande questão, é você analisar o seu momento, o seu quadro atual, mapear as prioridades e colocar a mão na massa.
Ah! E não deixe de acompanhar outros conteúdos – Recentemente falamos sobre práticas para aumentar as conversões no e-commerce vale a pena conferir também.