SEO é muito mais do que ferramentas, é conhecimento de causa

SEO é muito mais do que ferramentas, é conhecimento de causa

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Embora isso esteja mudando, ainda é muito comum encontrar pessoas que realmente acreditam deter o conhecimento para realizar quaisquer atividades na internet (marketing digital, SEO, criação de vídeos, Social Media e outros), bastando apenas uma leitura rápida ou vídeo tutorial. Isso não é verdade! Nem todos sabem escrever conteúdo para a internet, fazer publicidade na internet, gerenciar uma página nas redes sociais e, menos ainda, fazer uso correto e profissional do SEO.

O SEO é a ramificação das técnicas que farão seu site serem indexados pelos buscadores e aumentarão sua relevância orgânica nos mesmos. Ou seja, é com o SEO que você fará seu site/negócio aparecer no Google. Há de convir, não é uma brincadeira na qual amadores podem participar.

Sim, há inúmeras ferramentas que podem te ajudar com o SEO, mas elas sozinhas não fazem o trabalho. Talvez você consiga indexar sua página com elas, mas em quanto tempo? E em qual página do Google seu aparecerá? Na vigésima?

Para aplicar o SEO com eficiência é preciso muito mais do que ferramentas, é preciso conhecimento de causa. Veja:

Você tem que saber como usar suas ferramentas de SEO

Otimizar sites é um processo orgânico que requer visão humana. Se você pedir a cinco profissionais de SEO para otimizar a mesma página, todos eles fazem isso de forma diferente. Todos concordam que as tags de título, H1s e conteúdo precisam ser otimizadas, mas otimizariam cada elemento de forma diferente.

Ferramentas de SEO são destinadas a facilitar o nosso trabalho, simplificando as tarefas ou a visualização de dados. Mas é necessário saber como interpretar os dados que são apresentados. Da confiança Majestic por meio de um índice de qualidade dos links, com base na qualidade inferido de links de vários sites. Da pontuação do Moz sobre spam que é calculado com olhar preciso em vários fatores que tendem a pertencer a sites de spam. Entre outros aspectos que só podem ser lidos e interpretados corretamente por profissionais qualificados em SEO.

Na verdade, muitos dos elementos que o Moz correlaciona com sites de spam são também elementos que vemos na maioria dos sites menores. Vejamos alguns dos elementos “spammy”:

  • Ligações externas na navegação. Como a maioria dos proprietários de negócios não conhece as práticas recomendadas, eles geralmente incluem links externos em sua navegação no site;
  • Sites grandes com poucos links.  Porque a maioria das empresas executam seus próprios sites, eles não fazem nenhuma construção de links;
  • Baixa diversidade de links.  Muitos locais não têm lotes de links de entrada, ou eles terão um monte de links a partir de apenas alguns sites;
  • Conteúdo fino.  Muitas empresas executam seus próprios sites, para que eles não tenham conteúdo desnecessário e excesso;
  • Baixo número de links internos.  Novamente, uma vez que as empresas executam seus próprios sites, eles não estão otimizando estrutura de link interno (e muitas vezes, não têm links internos na página para copiar);
  • Baixo número de páginas encontradas. As empresas pequenas geralmente têm sites menores, o que significa menos páginas.

Enfim, as ferramentas de SEO são um ponto de partida, mas você precisa entender os dados que as ferramentas apresentam para que saiba como interpretar o que elas estão dizendo. SEO é uma disciplina complexa e matizada, então olhe além das ferramentas e use a cabeça para escolher nossos serviços na otimização de seus sites.

 

Criação de Sites Responsivos