• Como o Marketing Digital Pode Ajudar no B2B
Como o Marketing Digital Pode Ajudar no B2B
O B2B (business to business) é um modelo de negócio no qual o cliente final é uma outra empresa, ao contrário do que acontece no modelo mais tradicional (B2C), que se destaca porque o cliente final é uma pessoa física. Por esse motivo, merece atenção especial.
Um dos desafios é construir uma reputação confiável e conquistar a confiança dos clientes. Para que isso seja possível, é necessário criar estratégias. E, neste sentido, muitas vezes entender como o marketing digital pode ajudar no B2B é imprescindível.
Sendo assim, se você quer saber quais as vantagens do marketing digital para empresas que oferecem produtos e serviços para outras empresas, não perca este conteúdo.
Qual a diferença entre marketing digital B2C e B2B?
O marketing digital B2B e o marketing digital B2C certamente apresentam muitos pontos em comum. No entanto, é inegável que existem diferenças e aspectos que devem ser avaliados com máximo cuidado para garantir o sucesso das ações empregadas.
Marketing digital B2C
Em geral, podemos dizer que no marketing B2C, os consumidores sentem a necessidade de um produto ou serviço com mais facilidade e constância. Dessa forma, basta estimulá-los através de promoções, por exemplo, para que eles tomem a ação de compra.
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Marketing digital B2B
No marketing digital B2B, o desafio é mais complexo e o ciclo de compra tende a ser mais longo e trabalhoso. Em muitos casos, é necessário trabalhar as estratégias com o objetivo de despertar no cliente a necessidade do produto ou serviço ofertado.
E porque o marketing digital B2B pode ajudar empresas que trabalham oferecendo soluções em produtos e serviços para outras empresas? Confira a seguir.
Por que fazer marketing digital B2B é vantajoso?
O marketing digital, como você já sabe, engloba um conjunto de ações de comunicação que visam divulgar e comercializar produtos e serviços através da internet, da telefonia celular e de outros meios digitais. Sendo assim, não é difícil imaginar os inúmeros benefícios que o marketing digital pode oferecer para empresas B2B. Mas, três deles se destacam.
Autoridade de marca
A autoridade de uma marca corresponde ao nível de confiança que ela transmite ao público. E quando se fala em marketing digital B2B isso é ainda mais importante. Afinal, outras empresas sabem exatamente o que significa ser reconhecido no ramo de atuação.
Relacionamentos duradouros
Construir e manter relacionamentos duradouros com os consumidores é um dos desafios do marketing digital de forma geral. No caso do marketing digital B2B, fica mais fácil alcançar o público desejado e criar um relacionamento que faça com que os seus consumidores confiem na sua marca e recorrem aos seus produtos ou serviços sempre que necessário.
Divulgação de produtos e serviços
Dificilmente uma empresa compra um produto ou serviço de forma impulsiva. Para que o processo de aquisição seja finalizado, ela precisa de dados, informações, estudo e tempo. Mas, com o marketing digital o seu negócio será constantemente divulgado.
Hoje em dia, existem centenas de estratégias de marketing digital que podem beneficiar empresas B2B. No entanto, existem algumas ações que não podem ser ignoradas.
Dicas de marketing digital B2B para o seu negócio
Quem não é visto não é lembrado, e no contexto do ambiente digital, onde as possibilidades de divulgação são grandes para todos os segmentos, isso não poderia ser diferente. E como criar uma estratégia de marketing digital B2B efetiva e com bons resultados?
Conheça seu público
Não importa o segmento, o porte da empresa, o tipo de produto ou serviço ofertado, se é marketing B2C ou B2B: se você não conhece seu público, dificilmente irá conseguir planejar uma estratégia realmente funcional e que possa oferecer resultados sólidos.
Por esse motivo, faça pesquisas para construir o perfil do seu cliente ideal. Dessa forma, será mais prático identificar quais estratégias têm maior potencial de atraí-lo para o seu produto e/ou serviço e levá-lo a fechar o negócio.
Esteja atento aos concorrentes
Assim como acontece no B2C, embora em menor intensidade, no mercado B2B também é possível encontrar várias empresas disputando o mesmo nicho e, consequentemente, os mesmos clientes.
O ideal é identificar quem são os seus principais concorrentes e avaliar como eles se comportam, quais estratégias utilizam e como são reconhecidos no mercado. O objetivo é entender o que pode ser utilizado como inspiração e quais práticas são inadequadas.
Invista em marketing de conteúdo
Você se lembra que comentamos o fato de que as empresas precisam de muito mais dados e informações sobre um produto ou serviço antes de fechar a compra? Pois bem, neste cenário, investir em marketing de conteúdo, ou seja, criação de conteúdos em áudio, vídeo, texto e outros tipos para atrair, nutrir e converter, é imprescindível.
Aqui, o objetivo dos conteúdos é informar o cliente ou potencial cliente sobre os benefícios que a sua marca pode oferecer para o negócio (aumentar as vendas, facilitar o contato com os clientes, otimizar a produção, entre outros) e conquistar autoridade no mercado.
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