• Como o Pinterest pode ajudar as marcas?
Como o Pinterest pode ajudar as marcas?
As redes sociais têm, cada vez mais, atraído anunciantes em busca de um meio mais direto para anunciar seus produtos e se relacionar com públicos de interesse. Isso já é mais do que constatado no Facebook, no Twitter e no Instagram. Contudo, uma rede social um pouco menos popular, o Pinterest, também tem aproveitado o seu crescimento para estimular o comércio online.
O que é o Pinterest?
O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens. Em geral, a rede é utilizada como uma fonte de inspiração e ideias para diversos segmentos, especialmente roupas, perfumes, eletrônicos, artesanato, entre outros. Cada usuário, além de postar suas imagens, pode “curtir” e comentar sobre imagens de outras pessoas e criar coleções com base nas imagens de que gostou. A maior parte de seus usuários pertence ao sexo feminino, e 80% das pessoas que acessam a rede estão no celular.
O Pinterest e os comerciantes
Como se trata de uma rede social visual, muitos comerciantes, especialmente do ramo da moda, utilizam a rede como uma vitrine para os itens que vendem. O uso dessa rede inclusive ajuda a aumentar o tráfego desses anunciantes em seus sites e auxilia no desempenho de vendas.
O que torna o Pinterest uma plataforma atraente para os vendedores é que ele permite uma maior visibilidade das marcas para aqueles consumidores que ainda estão num estágio bem inicial do processo de compra. São pessoas que acessam a rede em busca de ideias e inspirações, ainda sem saber muito bem o que desejam, ao contrário do Google e da Amazon, onde as pessoas geralmente compram quando já têm uma noção daquilo que querem.
Recursos para comércio
O Pinterest anunciou recentemente a criação de duas ferramentas que beneficiam o comerciante que utiliza a rede. O “Shop the Look” é um dispositivo que possibilita que o usuário compre produtos a partir de pins (imagens publicadas) e ainda tenha acesso a outros produtos recomendados, com base naquilo que curtiu. A segunda ferramenta são os Pincodes, que funcionam como QR Codes personalizados. Por meio deles, as marcas podem compartilhar os códigos em lojas físicas, embalagens e peças comunicacionais. A ideia das ferramentas é beneficiar especialmente o e-commerce, setor em constante crescimento, de modo que os consumidores tenham uma excelente experiência, integrando o online e o off-line.
Cativar, engajar e converter
Nos Estados Unidos, o “Shop the Look” foi lançado em fevereiro e já tem impulsionado o dobro de cliques nos produtos. No Brasil, são aproximadamente 31 milhões de novas ideias relacionadas a moda e beleza postadas a cada mês, de modo que as empresas desse setor (mas não apenas dele) podem se beneficiar da plataforma.
A maior parte das buscas do Pinterest são relacionadas a marcas. Por isso, a rede é um ambiente propício para cativar o consumidor, tornar as marcas conhecidas e, consequentemente, gerar engajamento.
Por meio das recomendações baseadas no gosto dos usuários, o Pinterest pode ser uma poderosa ferramenta para impactar as pessoas em seu estágio inicial da jornada de compra, ainda em busca de referências. A ideia é transformar inspiração em ação.