Dicas para uma boa newsletter

Dicas para uma boa newsletter

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As newsletters representam um meio de comunicação bastante eficaz. Muita gente pensa que oferecer conteúdo via e-mail marketing é perda de tempo, mas o fato é que, quando esse tipo de comunicação é autorizado pelo cliente, as newsletters são importantes instrumentos na construção de relacionamentos.

Por conta dessa autorização, as mensagens impactam um público que tem interesse na área. Além disso, é uma estratégia barata e que pode alavancar as vendas quando bem administrada. Por conta disso, é essencial saber como construir esse tipo de mensagem para que seja atrativa e eficiente.

Confira algumas dicas:

Planejamento

Uma newsletter não deve ser encarada como um aglomerado de informações. É preciso que elas tenham um objetivo específico de comunicação, como divulgar os benefícios de um produto, divulgar o lançamento de uma nova coleção ou anunciar uma promoção especial. Sem esse objetivo em mente, a criação da newsletter ficará desorientada.

Layout e imagens

Para o layout, é essencial respeitar a identidade visual da marca, de modo que o conteúdo seja facilmente identificável como pertencente àquela empresa. Além disso, é preciso organizar a distribuição de textos e imagens, de modo que o conteúdo não pareça cansativo e os títulos sejam facilmente legíveis. Também é importante colocar os conteúdos principais no topo e os menos importantes ao longo da página. Uma dica interessante para atrair a atenção do leitor é colocar uma imagem grande no topo, representando o assunto principal da newsletter, despertando o desejo do usuário.

Leads

Os leads são resumos curtos dos conteúdos que compõem a newsletter. Eles não são essenciais, mas ajudam o leitor a se antecipar quanto às informações que lerá, aguçando sua curiosidade. Podem ser um bom auxílio para estimular as pessoas à leitura.

Conteúdo relevante

Um newsletter pode e deve ser composta por diferentes tipos de conteúdo. Além das informações mais comerciais, explore notícias relevantes, dicas e tutorias que “eduquem” ou informem o cliente sobre os produtos e serviços. Porém, lembre-se de não fugir do objetivo de comunicação estabelecido.

Call to action

É importante colocar na página botões “call to action” – aqueles que chamam o usuário à ação. Se estiver divulgando um novo produto, por exemplo, crie um botão que leve o usuário diretamente para a página em que possa comprá-lo. Evite conduzir as pessoas à home do site – seja mais específico.

Redes Sociais

Além de disponibilizar botões para o site, é interessante colocar acessos diretos para as redes sociais da empresa, com o objetivo de aumentar a quantidade de seguidores e de engajamentos. A integração de canais é essencial para potencializar toda a comunicação da marca. No entanto, lembre-se de manter uma hierarquia. O excesso de botões “call to action” e de links externos pode deixar a página poluída e até mesmo confundir o usuário. Estabeleça prioridades.

Cancelamento

Por fim, é mandatório que as newsletters tenham um campo específico onde o usuário possa cancelar a assinatura e deixar de consumir o conteúdo. Geralmente, esse espaço fica localizado no final da página. É importante monitorar os cancelamentos para entender os motivos que levam as pessoas a se desligarem da marca e repensar nas estratégias de comunicação adotadas.

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